Início > Ano Pastoral, Evangelho, Eventos, , Formação, Igreja, Jesus Cristo, Jovens, Jubileu da Misericórdia > Almacave Jovem – Retiro no Seminário de Resende

Almacave Jovem – Retiro no Seminário de Resende

retiro 2016 1

Misericordiosos como o Pai

Realizou-se no Seminário de Resende, nos dias 1, 2 e 3 de Abril o Retiro Anual do Grupo Almacave Jovem, cuja finalidade tem vindo a ser, desde há largos anos, a integração dos jovens que se preparam para receber o sacramento da confirmação no grupo de jovens da paróquia de Almacave. Este ano, como expressão da vivência do Ano Santo da Misericórdia, alargou-se o Retiro a outros jovens, tendo esta atividade contado com cerca de 72 participantes.

“Misericordiosos como o Pai” foi o tema orientador, sendo que, no decorrer do fim-de-semana, as reflexões se centraram em dois assuntos fundamentais. No primeiro tema abordado – “Cristo, o rosto da Misericórdia do Pai” -, estes jovens foram descobrindo em Jesus o rosto visível e vivo da misericórdia do Pai (fonte de alegria, de serenidade e de paz), a partir de três Parábolas da Misericórdia do cap. 15 de São Lucas. O segundo tema – “O jovem cristão como fonte de misericórdia”, foi acima de tudo uma provocação, desafiando os jovens a ser, no seu meio, sinais vivos e atuantes da misericórdia de Deus (“Ilhas de Misericórdia”), sendo Igreja, ícone de misericórdia, mãe amorosa de todos, benigna, paciente e cheia de bondade.

Ao longo destes dias, os jovens foram descobrindo que a sua tarefa enquanto cristãos, deve passar exclusivamente por servir todos os Homens (crentes e descrentes), sendo uma Igreja acordada e vigilante, que afirme que não existe indiferença que humilha, nem habituação que anestesia o espírito, nem cinismo que destrói ou egoísmo que exclui.

Este retiro contou com diversos momentos: lúdicos, de silêncio, de oração e de reflexão. Terminou no passado dia 3 de Abril com Eucaristia na Igreja Matriz de Resende, seguindo-se um almoço convívio e uma partilha de testemunhos vividos, na presença dos pais e outros familiares dos jovens participantes. De coração cheio, todos foram reflexo dessa alegria que vem de Deus e deram graças por todos os momentos que fizeram deste retiro um sinal dessa misericórdia infinita, que nos convida a abrir o coração a quem precisa de nós para viver. Entre muitos, foi feito um agradecimento especial ao Seminário de Resende, na pessoa do Sr. Vice-Reitor, Pe. António José Ferreira, à equipa organizadora deste retiro, e às senhoras que colaboraram e acolheram estes jovens, para que tudo corresse da melhor forma.

Como manifestação prática da vivência deste retiro, assente no tema da Misericórdia, o Almacave Jovem e os restantes jovens agora convidados a integrar este grupo, irão estar presentes no próximo sábado, dia 19 de Abril, na celebração Pascal dos reclusos do Estabelecimento Prisional Regional de Lamego, presidida pelo Senhor D. António Couto, Bispo de Lamego e na recolha de alimentos, para o Banco Alimentar das Paróquias de Almacave e Sé.

Catarina Gonçalves-Almacave Jovem

in Voz de Lamego, ano 86/20, n.º 4357, 5 de abril de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: