Início > Ano Pastoral, Deus, Evangelho, Eventos, , Formação, Igreja, Jesus Cristo, Jubileu da Misericórdia, Oração > Movimento da Mensagem de Fátima: Retiro Anual Diocesano

Movimento da Mensagem de Fátima: Retiro Anual Diocesano

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

No Seminário Maior de Lamego

No passado fim de semana, 12 e 13 de março, o MMF realizou o seu retiro anual no Seminário Maior de Lamego .

Esteve presente um bom número de pessoas, vindas de várias paróquias da Diocese;  deixaram  os trabalhos da sua vida quotidiana e familiar, para se juntarem a outras famílias, num ambiente de tranquilidade,   recolhimento e oração e refletirem sobre os temas propostos pelo orientador, Sr. Padre Vasco Pedrinho, Assistente Diocesano do MMF. Para além de várias reflexões, houve vários momentos de oração e de espiritualidade tais como: Laudes, Via-Sacra, Confissões, Terço, Eucaristia e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

“ Eu vim para que tenham vida”, é o tema proposto pelo Santuário de Fátima para este ano de 2015/2016 e foi o ponto de partida para a 1ª reflexão.  Jesus quer que tenhamos vida  em plenitude,  em abundância, Ele derrama o seu sangue na cruz para que nós sejamos salvos. Centrados no Evangelho de S. João, Jesus Cristo apresenta-se como a  “porta”  por onde todos devemos passar e ter acesso a uma vida que não tem fim. Num ambiente calmo, houve um tempo de reconciliação para todos, num espírito de vivência da misericórdia de Deus neste ano jubilar. A 2.ª reflexão do dia, versou sobre a misericórdia. Não há misericórdia sem perdão e o perdão também implica confissão, através da confissão, Deus concede ao penitente “o perdão e a paz” com Ele, consigo próprio e com  o irmão. A absolvição dos pecados é nos dada pelo sacerdote a quem Deus deu esse poder, no Sacramento da Ordem.

Todos os sacramentos nos falam da misericórdia. Houve uma 3ª reflexão sobre as obras de Misericórdia corporais e espirituais, a maneira como as  pomos em prática são o  caminho que nos  conduz até Deus. É Jesus que diz… cada vez que fizeste algo a  favor do teu irmão foi a Ele  que o fizeste .

No  mmf a devoção ao Imaculado Coração de Maria é a devoção que mais atrai os mensageiros, mas o Coração de Maria é inseparável do Coração de Jesus.  No Coração de Jesus concentra-se e dele irradia toda a misericórdia de Deus. No 2.º dia celebrou-se a Eucaristia, seguida de Adoração e meditação sobre “o Pão da Vida” segundo o Evangelista São João e Bênção do Santíssimo,  que  nos levou a refletir no grande amor  que Deus nos tem  ao perdoar à mulher adúltera. O retiro terminou com o almoço, em fraterno convívio e, animados pela misericórdia divina , saímos em missão ao encontro do irmão . Que Nossa Senhora a todos guarde e proteja.

O  Secretariado, in Voz de Lamego, ano 86/17, n.º 4354, 15 de março de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: