Início > Ano Pastoral, Catequese, Evangelho, , Formação, Igreja, Jesus Cristo, Notícias > Encontro de Catequistas do Arciprestado de Lamego

Encontro de Catequistas do Arciprestado de Lamego

IMG_4374

Decorreu no passado dia 7 de Novembro uma Ação de Sensibilização para Catequistas do Arciprestado de Lamego que veio a congregar 78 catequistas das diversas paróquias que o compõe.

A formação catequética torna-se um elemento cada vez mais necessário ao exercício do múnus do Catequistas que, têm de adequar os seus conhecimentos na área da Metodologia Catequética, para que seja possível elaborar uma sessão de Catequese devidamente enquadrada com os objectivos que norteiam os atuais catecismos, de uma maior exigência teórica- prática, mantendo acima de tudo a face de Testemunha da Mensagem que levam aos outros.

Foi muito gratificante encontrar um grupo maioritariamente jovem, o que demonstra o interesse das paróquias e dos párocos em fazer a actualização de todos os que são responsáveis pela evangelização, como resposta aos apelos do  Papa Francisco para uma Igreja renovada.

A formação passou pela reflexão sobre o método catequético, que teve a sua origem na forma de catequizar de Jesus Cristo, partindo da Experiência Humana de cada um para, fundamentada na Palavra de Deus, levar a uma mudança de vida, através da Expressão de Fé.

A necessidade intrínseca dos catequistas passa sempre pela necessidade de preparação de uma catequese prática e seus passos, pelo que, em trabalho de grupos, por ano catequético, foram feitas elaborações de uma catequese modelo para que se possa perceber o que lhe está subjacente.

Os atuais catecismos têm diversas especificidades e propostas que nem sempre se enquadram na realidade local onde na maioria das pequenas paróquias não existe um número ideal de catequizandos e onde nem seque se consegue frequência para todos os anos, por baixa da população local,l o que leva a que muitas vezes não possam ser aproveitados em todas as suas potencialidades e recursos de apoio existentes.

Há que acima de tudo, cumprir o apelo do Papa Francisco de que os Catequistas se tornem criativos na transmissão da Mensagem da Igreja, dinamizando a Catequese atractiva e agradável, mantendo sempre a Tradição da Igreja como comunicação entre gerações.

I.G.in Voz de Lamego, ano 85/50, n.º 4337, 10 de novembro

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: