Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Evangelho, Eventos, Mensagem, Visitas Pastorais > Visita Pastoral de D. António Couto em São Tiago de Magueija

Visita Pastoral de D. António Couto em São Tiago de Magueija

Magueija4

Neste momento de Ação de Graças, permita-me Sr. D. António Couto, que deixe uma Palavra de gratidão por este tão belo, rico e íntimo momento da Visita Pastoral. Creia, Senhor Bispo, que está o Pároco e, estão todos os paroquianos muito felizes pela presença e missão do Bispo diocesano entre nós.

O Sr. Bispo aproximou-se de nós e trouxe-nos a alegria, o conforto e a ternura de Deus. Quer ajudar-nos a crescer! A crescer na Fé, na amizade, no respeito, na união. Quer construir connosco uma verdadeira Família de Deus: unida para celebrar, rezar e confraternizar. Para isso, provocou-nos, deixou-nos testemunhos, laçou-nos desafios.

Desde os mais pequenitos até aos de mais idade o Sr. Bispo contagiou com a sua presença tão simpática, amiga e afável. Jamais esquecerei a simplicidade e a proximidade com que distribuiu sacramentalmente a ternura e a carícia de Deus ao administrar a Santa Unção que fez cair lágrimas de emoção e de gratidão, quer nas ruas da nossa terra, quer nas casas e nos leitos dos nossos idosos e doentes, quer na igreja onde ontem e pela primeira vez nesta comunidade, cerca de uma centena de pessoas recebeu este Dom do Amor de Deus pelos seus filhos.

A riqueza desta celebração (a beleza dos arranjos interiores e exteriores, a harmonia e o encanto dos cânticos e o fervor do povo que celebra) diz muito da nossa Fé que queremos sempre viva, da nossa Esperança que desejamos sempre alegre e da nossa Caridade que pretendemos sempre abundante.

Dentro de momentos ouviremos os compromissos dos adolescentes e logo de seguida assistiremos à consagração que estes meninos, adolescentes e jovens querem fazer a Nossa Senhora.  Depois faremos uma manifestação pública de fé pela procissão do Corpo de Deus no sentido de reforçarmos a consciência da presença de Jesus como alguém que está vivo na nossa vida.

O Almoço que será servido no polidesportivo do Cabeço e que conta com a presença de mais de 150 pessoas, teve o empenho e o trabalho gratuito e generoso de todos quantos conjugaram esforços para que nos pudéssemos sentar, em maior número possível, à mesa com o Sr. Bispo. O lema da Visita Pastoral: com o Bispo construir a Família de Deus, levou-nos a pensar numa verdadeira Família que se senta à mesa tendo à cabeceira o seu Pai.

Senhor Bispo, dê-nos a sua Bênção de Pai e Pastor.

Com muito carinho e amizade, agradecemos a visita, prometemos filial obediência e aguardamos os frutos destes dias tão intensamente vividos.

Pe. Hermínio Lopes, in Voz de Lamego, n.º 4317, ano 85/30, de 9 de junho de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: