Início > Ano Pastoral, Eventos, , Mensagem, Nossa Senhora, Notícias, Peregrinações, Santuários > SENHORA DA LAPA | PEREGRINAR COM MARIA

SENHORA DA LAPA | PEREGRINAR COM MARIA

IMG_3043

Com mais de 500 anos de história, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa continua a ser uma referência para muitos devotos e local de passagem para turistas que por ali passam ao longo do ano. Mas os dias 10 de Junho, 15 de Agosto e primeiro domingo de Setembro demarcam-se entre os demais pela quantidade de gente que reúnem em grandes celebrações. Assim aconteceu no último 10 de Junho, precedido de uma novena, entre os dias 01 e 09.

A novena

Alguns dos participantes da novena hospedam-se na Lapa por esses dias, seja nos espaços pertencentes ao Santuário, seja em casas particulares. Vindos de longe e de perto, evidenciam-se pela fé que celebram com alegria, pelas caminhadas contínuas à volta da gruta que alberga a imagem de Nossa Senhora, pela serenidade com que dialogam e participam nas diferentes celebrações de cada dia. Os turistas, esses preferem passar pela “quelha” apertada, cumprindo uma das tradições de quem passa.

Outros participantes na novena deslocam-se diariamente, permanecendo por ali o tempo necessário para cumprirem a sua devoção. Alguns participam durante alguns dias, cumprindo “meia novena” e outros concretizam a promessa de uma novena alimentando-se a pão e água.

Espaços e Pessoas

Nos últimos vinte anos foram muitos os melhoramentos concretizados na igreja, no antigo colégio, no espaço campal das celebrações, na residência paroquial e na antiga prisão, onde actualmente vemos o Museu dos ex-Votos. A par das obras efectuadas ao longo do tempo, possíveis graças à generosidade dos peregrinos e visitantes, tem havido também um grande esforço para divulgar o Santuário.

Em tudo, assume particular destaque a figura do seu actual Reitor, Padre José Amorim, que, desde 1994, se tem dedicado ao Santuário e a todos quantos o visitam. Uma missão nem sempre fácil, com alguns espinhos, mas dedicada e serena em prol da fé e da Igreja e que continua, apesar dos seus mais de oitenta anos. Neste particular, também uma palavra de louvor para os colaboradores mais próximos, dedicados e incansáveis no serviço que prestam à Mãe e a todos quantos por ali passam.

JD,  in Voz de Lamego, n.º 4318, ano 85/31, de 16 de junho de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: