Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Eventos, Igreja, Jubileu da Misericórdia, Mensagem, Serviço Cáritas > Semana Nacional Cáritas | Mensagem da Cáritas de Lamego

Semana Nacional Cáritas | Mensagem da Cáritas de Lamego

Semana_Nacional_Cáritas

Ao celebrarmos o Ano Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, e no início de uma das épocas mais importantes do mundo católico – A Quaresma – procuremos, como refere o nosso Bispo D. António Couto, fazer deste período “um tempo de diferença e não de indiferença.”

Imbuídos deste espírito, não esqueçamos aqueles que tanto precisam da nossa solidariedade e apoio em momentos frágeis das suas vidas, muitas vezes porque a própria vida fez com que tudo se alterasse, pelas mais variadas razões.

Uma vez mais e dando continuidade a uma das múltiplas missivas da Cáritas Portuguesa e Cáritas Diocesanas, em 2016, a Semana Nacional Cáritas, decorrerá sob o lema “Cáritas: Coração da Igreja no Mundo”, entre os dias 21 e 28 de Fevereiro.

Como é referido na mensagem de D. José Traquina, Bispo Auxiliar de Lisboa, vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e Responsável pelo Acompanhamento da Cáritas, “Ao vivermos o dinamismo da misericórdia, o nosso coração não se pode fechar. Nunca se pode fechar. É um coração capaz de ver e de sentir as dores dos outros; é um coração que só sabe viver no Mundo, Contemplando o Mundo e dando graças a Deus por ele ser tão belo!

O nosso coração nunca se pode alhear da sorte dos homens, das mulheres e das crianças a que chamamos nossos irmãos e irmãs. O nosso coração, o coração da Igreja, está no Mundo em que vivemos, cuidando da Criação e dos pobres, como nos recomenda o Papa Francisco.

Esse coração é amor, porque Deus é amor (I Jo 4,8b).”.

Sejamos solidários e deixemos o nosso contributo nos ofertórios das Eucaristias dos dias  27 e 28, com o coração cheio de amor e com vontade de ajudar, conscientes de que a  “A Cáritas é o coração da Igreja no Mundo.”

Nota: Na Semana Nacional Cáritas, decorrerá também uma sessão de reflexão subordinada ao tema: “Encontro Pastoral Social Cáritas”, no dia 23 de Fevereiro, no Salão Paroquial de Almacave, em Lamego e destinado a todos grupos sócio caritativos, Conferências Vicentinas, e todos aqueles que, de uma forma ou outra, desejem enriquecer o seu saber sobre a forma como estar junto daqueles que mais precisam.

A Presidente da Cáritas Diocesana de Lamego

Isabel Duarte Mirandela da Costa

 

in Voz de Lamego, ano 86/13, n.º 4350, 16 de fevereiro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: