Início > Ano Pastoral, Arciprestados, Eventos, , Formação, Jovens, Jubileu da Misericórdia, Oração > Zona Pastoral de Cinfães: Encontro de preparação para a Quaresma

Zona Pastoral de Cinfães: Encontro de preparação para a Quaresma

DSC_0171

A forte chuva, que se fez sentir na manhã do passado dia 13, não intimidou as cerca de cinco dezenas de jovens oriundos das paróquias de Cinfães, S. Cristóvão, Piães, Tarouquela, Oliveira do Douro, Ferreiros, Nespereira, Tendais e Moimenta, da zona Pastoral de Cinfães, que marcaram presença no salão paroquial de Cinfães para um encontro de reflexão sobre a Quaresma.

Da equipa coordenadora estiveram presentes: os chefes, Tó do agrupamento do CNE de Cinfães,  Sandra do agrupamento do CNE de Tendais, e Alexandre, do agrupamento do CNE de Oliveira do Douro; e responsáveis dos  grupos de jovens de Tarouquela a  Marta e de Moimenta a Simone.  Estes elementos, com o apoio da Amanda de S. Cristóvão, tiveram a seu cuidado: previamente a preparação e a divulgação do encontro; no próprio dia, o acolhimento, a animação, a apresentação do tema e o acompanhamento dos trabalhos de grupo.

Balões coloridos, que alegraram a chegada de cada grupo e reforçaram a motivação para a participação, ajudaram a sentir, ao contrário do que por vezes se pensa, que a Quaresma não é um tempo triste. Pelo contrário, as práticas penitênciais que propõe, a oração, a ajuda  e o jejum, pela conversão que proporcionam, são portadoras de uma verdadeira alegria, que encontra seu fundamento último na celebração da ressurreição gloriosa de Jesus Cristo.

Após a oração da manhã deu-se início aos trabalhos propriamente ditos. Uma exposição, centrada nas obras de misericórdia e apoiada num expressivo diaporama, envolveu todos os participantes numa atenta reflexão. Neste ano da misericórdia, e particularmente no tempo quaresmal, é fundamental saber estar atento a tantas formas de sofrimento que nos rodeiam. As obras de misericórdia: apontam-nos caminhos de proximidade junto dos mais sós e carenciados, ajudando a reconhecer neles o rosto sofredor de Jesus; e despertam nos para incoerências e mesmo hipocrisias de muitas das nossas atitudes e comportamentos.

Seguiu se a reflexão por grupos em que os jovens meditaram sobre o tema em questão  tendo partilhado de seguida, com criatividade e em grupo  as suas reflexões e os seus propósitos. A mensagem tinha sido acolhida e compreendida, agora o importante é que chegue à vida. São reconhecidas dificuldades, mas o encontro veio reforçar as motivações. Vale a pena abraçar com confiança o percurso quaresmal de preparação da Páscoa de Cristo.

De registar o testemunho de vários jovens que afirmaram ter vindo, porque mobilizados pelo  encontro de Janeiro no Seminário de Resende, com o Padre Tony Neves, e pela união  entre todos. O encontro terminou lembrando e apelando à participação na Jornada Diocesana da Juventude a realizar no próximo mês de Maio em Tarouca, agradecendo a Deus a oportunidade proporcionada neste encontro e invocando a orientação e alento de Maria, a Mãe da Misericórdia.

Que nesta Quaresma todos nos sintamos «chamados à misericórdia e ao perdão».

Pela  equipa, Simone,

in Voz de Lamego, ano 86/13, n.º 4350, 16 de fevereiro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: