Grupo Coral de Resende no Concerto Quaresmal na Penajóia
Numa tarde de chuva e frio como foi o dia 14/2/16, realizou-se pelas 15 horas, sendo uma pérola de ourivesaria de excepcional beleza que é a Igreja de Santíssimo Salvador da Paróquia de Penajóia – Lamego, II concerto do “Grupo Coral da Igreja Paroquial de Resende”. Este grupo com 36 elementos de ambos os sexos actuou no ambiente solene da “Quaresmal”. Foi acompanhado pelo “Orgão de Tubos”, dos fins do séc. XVIII, pelo José Augusto Pereira, reconhecido pelo seu talento musical.
Antes de começar o concerto foi proferido pelo prof. Aurélio Guedes Felisberto as boas vindas aos admiradores e grupo coral.
O maestro Joaquim Alves, com a sua incrível técnica, coloca-o à vontade em qualquer tipo de reportório, mesmo que exige mais preparação. É de tal forma impressionante que pensamos estar em presença de um ser de outro planeta.
E, apesar de quase uma hora ininterrupta de concerto, não foi preciso esperar muito para que os admiradores mostrassem ao que iam. Ao ouvi-los, ficamos de imediato rendidos aos primeiros sons das suas cordas vocais, ficando aquelas vozes no silêncio que tranquilizam o corpo e alma. A igreja rejubilava, reagindo de imediato aos primeiros acordes de cada tema. A alegria estava estampada nas faces de todas as pessoas.
Ao fim houve as prédicas habituais pelo maestro e pároco da freguesia. Foi oferecido umas garrafas do vinho da “Adega Cooperativa da Penajóia”.
Esta freguesia é um guardião de tesouros da natureza e de uma igualável riqueza paisagística e da biodiversidade. A natureza espreguiça-se com os escarpados socalcos e vinhedos, no sossego “Rio Douro”.
Viritato Lemos, in Voz de Lamego, ano 86/14, n.º 4351, 23 de fevereiro de 2016