Início > Evangelho, , Formação, Igreja, Jesus Cristo, Jovens, Vocações > Seminaristas percorrem última etapa formativa

Seminaristas percorrem última etapa formativa

IMG_5644

O sexto ano do Seminário é o cume da formação do seminarista. Ao longo deste ano, depois de terminado o curso de Teologia, a formação passa a ser efetuada no próprio edifício do Seminário, pois reveste-se de um caráter mais prático e de preparação para o envio às comunidades. Assim sendo, já não se prende com um caráter de avaliação, mas em vista da preparação para a vida sacerdotal.

Esta formação só pode ser concretizada através do esforço dos sacerdotes da nossa diocese que nela colaboraram e colaboram. Neles, o seminarista vê aqueles que o precedem e que por isso o ajudarão naquilo que é o mais importante para o seu envolvimento com a Diocese e com o mundo atual, no seguimento de Cristo. Não poderemos esquecer a boa vontade dos sacerdotes presentes no I Semestre, bem como aqueles que de novo nos vêm ajudar na caminhada deste II Semestre. Desde a preparação para o ministério da Presidência e Comunhão, o conhecimento da História da Diocese, a análise dos vários Documentos do Magistério, a valorização das Técnicas de Comunicação, o estudo da Pastoral Comunitária e da Doutrina Social da Igreja, todas nos ajudaram na primeira parte deste nosso último ano. Neste segundo período de tempo debruçar-nos-emos sobre áreas como a Espiritualidade Sacerdotal, a Evangelização, a Missiologia, a Pastoral Catequética e o Direito Sacramental.

Assim, ao terminar o I Semestre, e ao iniciar um novo, queremos agradecer aos sacerdotes que nos acompanharam: Mons. Bouça Pires, Cón. José Manuel Melo, Cón. José Manuel Ferreira,  Pe. João António Teixeira,  Pe. João Carlos e Pe. Joaquim Dionísio a sua disponibilidade, a partilha de experiências e do seu saber, bem como damos as boas-vindas aos que nos vão ajudar nesta nova etapa, nomeadamente o Cón. Joaquim Assunção, o Cón. Manuel Leal e o Pe. Diamantino Alvaíde agradecendo a sua disponibilidade, bem como a do Cón. Melo e do Pe. Joaquim Dionísio que continuam a acompanhar-nos neste semestre.

Diogo Rodrigues | Luís Azevedo, in Voz de Lamego, ano 86/14, n.º 4351, 23 de fevereiro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: