Início > Eventos, Igreja, Notícias, Serviço Cáritas > Exposição “Crianças Cáritas Austríacas” em Portugal

Exposição “Crianças Cáritas Austríacas” em Portugal

img_3539

Tal como tinha sido anunciado, decorreu no passado dia 6 de Dezembro, pelas 18h, nas instalações do Museu Diocesano de Lamego, e em parceria com a Cáritas Diocesana de Lamego, a inauguração de uma Exposição subordinada ao tema “Crianças Cáritas Austríacas” em Portugal, após a 2ª Guerra Mundial, entre 1947 e 1958.

Na abertura do evento pudemos deliciar-nos com a audição de belas canções entoadas pelo  Coro da Universidade Sénior  de Lamego, adequadas ao espírito que presidia à Exposição e junto dos respetivos roll up  sobre o tema em questão. De seguida passou-se ao auditório do Museu Diocesano onde se desenrolou  uma sessão solene, com especial destaque para as intervenções do Dr. Eugénio da Fonseca , presidente da Cáritas Portuguesa, Sr. Vigário Geral , Monsenhor Joaquim Dias Rebelo, Sr. Ingo Konig, em representação do Sr. Embaixador da Áustria, que por motivos de saúde não pode estar presente, e a Sra. Karla Benninger  uma das “Crianças Cáritas” acolhidas no nosso país por uma família portuguesa.

Dada a importância do tema, não só a nível cultural mas também histórico, um dos momentos mais enriquecedor e mais sensível, foi o testemunho da Sra. Karla Benninger, a qual partilhou com os presentes tudo o que sentiu ao deixar os seus pais e o seu país, aos seis anos de idade, sem ter a noção do porquê de tal atitude. Só muito mais tarde viria a ter consciência do ocorrido face às nefastas consequências da guerra que assolaram a Europa e, no seu caso concreto, a sua terra, a saber: destruição, morte, fome, desemprego, enfim, como a Sra. Karla referiu, não havia nada. No entanto referiu que houve algo que a acalmou quando chegou a Portugal, ou seja, a receção feita por uma família católica, onde nada lhe faltou, desde o alojamento à sua integração no seio familiar, educação e sobretudo muito carinho. Ainda hoje mantém essa ligação e jamais esquecerá o que fizeram por ela. Frisou várias vezes que foi graças à Cáritas, que ela e muitas outras crianças austríacas, foram salvas, pois na altura os flagelos da guerra estavam bem patentes na mente de todos.

Num momento de partilha e diálogo com os presentes, houve grande emoção, uma vez que Lamego foi uma das cidades que também acolheu algumas dessas crianças. Foi possível obter algumas fotos desse período, cedidas gentilmente pela Dra. Sofia Miranda, que se lembrava ainda muito bem dessa época bem como dos momentos de convívio com as crianças acolhidas no seu seio familiar, e pela Dra. Marina Valle, uma vez que os seus pais também tinham sido família acolhedora.

Durante a sessão foi ainda salientado o papel importantíssimo que a Cáritas, enquanto organização católica, desempenha, estando sempre presente e pronta a desempenhar a sua missão de defesa do bem comum, intervindo em ordem à transformação social, fomentando a partilha de bens e a assistência, em situações  de calamidade e emergência, quer ao nível nacional, Cáritas Portuguesa (a comemorar o seu 60º aniversário) em articulação com as Cáritas Diocesanas, quer ao nível europeu, através da Cáritas Europa  e a nível internacional através da Cáritas Internationallis.

O encontro terminou com uma breve referência à época natalícia que estamos a atravessar, lembrando na Áustria a festa de S. Nicolau, bispo conhecido pela sua caridade e proteção das crianças, e  o Advento na Igreja Católica, preparando o Nascimento do Menino Jesus.

Relembramos  que a Exposição “Crianças Cáritas Austríacas” em Portugal continuará patente ao público até ao dia 31 de Janeiro de 2017.

Cáritas Diocesana de Lamego

Museu Diocesano de Lamego

in Voz de Lamego, ano 87/06, n.º 4391, 13 de dezembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: