Início > Eventos, , Jesus Cristo, Jovens, Nossa Senhora, Notícias > Grupo de Jovens da Sé em Peregrinação a Fátima

Grupo de Jovens da Sé em Peregrinação a Fátima

jovens-se-fatima1

No passado dia dez do mês de Dezembro o Grupo de Jovens da Sé, juntamente com os adolescentes e crismandos, rumaram ao Santuário de Fátima em peregrinação. Saímos de Lamego muito entusiasmados pois rumávamos ao Santuário da Mãe!

Chegados a Fátima iniciamos a nossa peregrinação com a História das aparições aos pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco, que comemorarão o seu centenário no próximo 13 de Maio de 2017. Refletimos na importância da aparição de Nossa Senhora aquelas crianças tão humildes que passavam os seus dias a cuidar do seu rebanho na Cova de Iria. O que nos mostra que Deus nunca se esquece do seu povo e em 1917 por intercessão de Maria demonstrou novamente que o seu Amor por nós é eterno e misericordioso. Durante a tarde realizamos uma via sacra “Cruz Segredo de Amor” com a Santíssima Virgem, onde percorremos  as quinze estações sob o ponto de vista de Maria, Mãe Imaculada que sofreu ao acompanhar o seu filho para a morte para remir o Mundo de todos os seus pecados. Este ato de Amor pela Humanidade deixou-nos a refletir sobre os nossos próprios atos, se temos vivido de forma correta e se nos temos doado ao nosso próximo. Seguidamente, visitámos as casas onde habitaram os pastorinhos, sendo que estas  ainda se encontram como na época em que as aparições decorreram. Depois de termos alimentado a alma fomos alimentar o corpo. E pelas 20h00 no centro Paulo VI assistimos ao XI Festival Nacional Jovem, Canção Mensagem 2016 promovido pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil com o tema “Bem Aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7). Este festival para a Paróquia da Sé teve um grande significado, pois o Grupo de Jovens da Sé representado pelos nossos sete magníficos (Carolina Queijo, Francisco Silva, Joana Neto, João Pedro Duarte, Luís Lemos, Rui Pedro Monteiro e Tiago Torres) representou a diocese de Lamego, tendo conseguido um honroso 3ºlugar. Foi num ambiente de verdadeira comunhão que decorreu o Festival, em que os jovens participantes transmitiram uma mensagem cheia de Amor, Partilha e União com Jesus Cristo. Citando o refrão da música do Grupo de Jovens da Sé “ Segue o tempo, segue a luz, segue e canta a Jesus, abre o teu coração e deixa-O entrar”, pois só de coração aberto estamos disponíveis para acolher o grande Amor que Deus tem por todos nós e nesse sentido deixamos de ser “nós” e passamos a ser “Um”.

No dia seguinte, peregrinamos pelo Santuário. Cada passo que percorríamos aproximava-nos cada vez mais de Maria que naquele local se sente tão presente com o seu coração Imaculado que zela por todos nós e nos conforta em todos os momentos da nossa vida.

Regressamos a Lamego com o coração a transbordar de Amor e com a alma a rejubilar. Aqueles dois dias que vivemos de uma forma tão intensa trouxeram-nos uma lufada de ar fresco à nossa Fé e vão contribuir para que vivamos este advento com uma maior entrega ao nosso próximo desapegando-nos de tudo o que não nos faz falta e aprendendo com a humildade daqueles pastorinhos que mal sabiam ler, mas que entregaram as suas orações e o seu coração ao Amor misericordioso de Deus por intercessão de Maria Mãe de Deus e nossa Mãe.

Susana Santos, in Voz de Lamego, ano 87/06, n.º 4391, 13 de dezembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: