Início > Eventos, Jovens > Jovens de Tabuaço no Parlamento

Jovens de Tabuaço no Parlamento

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Com o objectivo de incutir, sensibilizar e estimular a camada jovem na participação cívica e política do país, o Agrupamento de Escolas de Tabuaço tem levado a cabo várias iniciativas através do projecto “Parlamento Jovem” lançado pela Assembleia da República e dirigido aos jovens do 2º e 3º ciclo e que este ano teve com tema “Portugal: Assimetrias Litoral/Interior! Que soluções?”.

De forma a proporcionar uma maior proximidade entre estes jovens e as instituições, foram, pelo senhor Presidente da Câmara Municipal, Carlos Carvalho, convidadas as jovens deputadas, eleitas no plenário da escola, a participar na sessão da Assembleia Municipal que se realizou no passado dia 24 de Fevereiro.

Ana Letícia Cardoso, Cátia Sofia Neves e Inês Sofia Ramos, explanaram o Programa Parlamento dos Jovens e as medidas aprovadas na Sessão Escolar, e que se traduziram em três propostas que passamos a descrever:

  1. Apostar na multifuncionalidade do espaço rural/interior, de forma a que este se torne um verdadeiro polo gerador de emprego, valorizando assim esta região a nível económico e fazendo com que a população de fixe evitando o despovoamento;
  2. Melhorar as acessibilidades para que o interior se torne mais atrativo para investimentos nacionais e estrangeiros, bom como para o desenvolvimento das atividades já existentes.
  3. Repensar a gestão dos fundos comunitários dirigidos ao norte do país, dado que estes não são devidamente repartidos.

Será já no dia 15 de Março em Viseu, no Campus Politécnico realizada a sessão distrital, que culminará com o debate final na Assembleia da República nos dias 23 e 24 de maio, sublinhando que o tema proposto para a edição do ano 2016/17 é a Violência Doméstica.

Foi ainda lançado o desafio pela Autarquia de visitar a Assembleia da República,o que aconteceu no passado dia 01 de Março, onde visitaram o hemiciclo de S. Bento, e participaram em palestras, para melhor entender o conceito do debate e das regras parlamentares, contando também aqui com a companhia do senhor Presidente da Câmara e do Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Leandro Macedo. Para além da Assembleia da República os jovens visitaram o INE (Instituto Nacional de Estatística) e a edição 2016 da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa).

Esta iniciativa é extremamente gratificante, atendendo a que nos alunos desperta uma maior consciência cívica, um contacto muito mais aprofundado com os problemas da nossa Sociedade e condu-los na busca de soluções para os mesmos.

in Voz de Lamego, ano 86/17, n.º 4354, 15 de março de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: