Início > Eventos, Notícias > Avôes > Capela de Nossa Senhora das Candeias

Avôes > Capela de Nossa Senhora das Candeias

senhora das Candeias2

Obras de restauro

No dia 1 de Fevereiro do ano corrente, a manhã decidiu sorrir com um sol brilhante para a procissão que dava início à inauguração das obras de restauro da Capela de Nossa Senhora das Candeias.

Nesta primeira ação do dia em curso para a Capela, onde se iria realizar a missa dominical presidida pelo Pró-Vigário Geral Sr. Pe. João Carlos e pelo Sr. Pe. Joaquim Manuel Silvestre, pároco desta paróquia, contou-se com a presença de várias entidades comunitárias, entre elas representavam-se a Câmara Municipal de Lamego, a Junta de Freguesia de Avões, a Associação Desportiva de Avões, a Comissão Organizadora, Agrupamento 781 do CNE e o Núcleo da FNA de Avões. E ainda a comissão de Arte Sacra Diocesana e a empresa responsável pelo restauro Capitellum.

A celebração da missa foi animada pelo grupo coral da paróquia e encheu-se com a participação empenhada da população que tanto acarinha esta capela que agora se revê com uma nova imagem depois de ter sido edificada no século XVII, sofrendo com a degradação do tempo, e um furto ocorrido no ano anterior que subtraiu algumas das imagens mais icónicas da capela. Da parte da tarde realizaram-se atividades que combinavam a religiosidade e o convívio da comunidade.

Agora, com as obras de restauro apoiadas pela população e as de mais entidades, a capela possui uma instalação elétrica e sonora nova, um forro novo no teto da capela-mor, uma pintura do teto da nave da capela, um ambão renovado e, ainda, a desinfestação e o restauro rejuvenescedor do altar-mor, dos laterais e do arco cruzeiro. Uma capela, praticamente, nova para acompanhar a devoção que se tem para com a fé nela depositada.

Resta um especial agradecimento a todos que, com esforços, doações ou apoios, contribuíram para que tal obra tenha ocorrido para o encanto e para a fé da população, um restauro que é de todos e para todos.

 

Tina Caetano, in VOZ DE LAMEGO, n.º 4299, ano 85/12, de 3 de fevereiro de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: