Início > Eventos, Papa Francisco > Um reparo: Tempo da Criação

Um reparo: Tempo da Criação

Há dois anos o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial de Oração pela Salvaguarda da Criação e apontou o primeiro dia de setembro como data propícia. Nas palavras que então dirigiu ao mundo, afirmou que esta Jornada anual “oferecerá a cada um dos crentes e das comunidades a preciosa oportunidade de renovar a adesão pessoal à vocação de guardiões da criação, dando graças a Deus pela maravilhosa obra que Ele confiou ao nosso cuidado e invocando a Sua ajuda para a protecção da criação e a sua misericórdia diante dos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos”.

Mas mais do que um dia, o Papa propõe-nos um Tempo da Criação, que se prolonga desde o dia 01 de setembro até ao dia 04 de Outubro, data em que o calendário litúrgico recorda e celebra a figura de S. Francisco de Assis, um apaixonado pela criação que podemos imitar.

Como facilmente se compreende, o objectivo desta iniciativa será despertar o mundo para esta realidade, levando-o a adoptar uma atitude respeitadora e responsável diante da criação. E se o apelo se dirige a todos, assume particular ênfase quando dirigido aos que ocupam lugares de governação e de decisão, convidando-os a escutar o grito da terra e dos pobres, as grandes vítimas dos desequilíbrios ecológicos.

O cuidado da “casa comum” ocupará, cada vez mais, a atenção do mundo, deixando de ser assunto apenas de alguns. Nesse sentido, o texto papal da “Laudato Si” tenderá a fixar a atenção de todos, já que o convite para uma “ecologia integral” é global.

Os recursos disponíveis não são inesgotáveis e as consequências de certos hábitos são muito nefastas para uma natureza com dificuldades em regenerar-se ao mesmo ritmo com que é atingida.

Nestes dias, com gestos simples ou decisões discretas, somos convidados a contemplar a natureza e a agir em sua defesa.

JD, in Voz de Lamego, ano 87/41, n.º 4426, 5 de setembro 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: