Início > , Igreja, Jesus Cristo, Jovens, Notícias > Acampamento Regional do CNE da Região de Lamego

Acampamento Regional do CNE da Região de Lamego

Foi num ambiente misto de saudade e alegria que cerca de 300 Escuteiros encerraram no dia 9, ao final da tarde, o Acampamento Regional do CNE da Região de Lamego. (ACAREG)

Teve início em 7 de Julho de 2017, com a montagem de campo pelas 18h, tendo pelas 22h acontecido a receção à imagem de Nª Sª de Fátima oferecida, na penúltima peregrinação deste Movimento a Fátima (2006), pela Junta Central, à Junta Regional de Lamego e que nós guardamos com todo o carinho e devoção na sede da Junta Regional durante estes onze anos. Quisemos assinalar o centenário das Aparições com a peregrinação desta imagem a todos os Agrupamentos da Região de Lamego. Esteve durante esta semana no Agrupamento de Penude e daí foi transportada no seu andor até ao nosso Acampamento situado nas instalações do Aquartelamento do CTOE em Penude.

Toda a mística subjacente às atividades foi orientada com base no tema, inserido no logótipo: “Fátima no Mundo”.

Iniciou-se com uma Vigília Mariana pelas 22h e de seguida a imagem foi colocada na “Tenda do Encontro” onde o Santíssimo Sacramento também ficou exposto numa custódia para o efeito preparada pelo Assistente Regional, Pe. Mergulhão. Foi o local destinado à oração da manhã das quatro secções assim como para oração individual de quem quisesse recolher-se um pouco diante do nosso Grande Chefe.

Logo, nessa noite, a IV secção iniciou uma atividade noturna que só viria a terminar por volta das seis da manhã.

No dia 8 as atividades decorreram, normalmente, com a elaboração de construções, jogos pedagógicos, caminhadas para descoberta da natureza e com a “Via Lucis” participada por todos com entusiasmo, tendo-se encerrado este dia com o habitual “Fogo do Conselho” onde as canções e o teatro deram largas à imaginação e à arte dos intervenientes.

No Domingo pelas 15h foi a celebração da Eucaristia, a entrega da Imagem de Nª Sª de Fátima ao Agrupamento 140 de Lamego, o arrear das bandeiras ao som do hino nacional e a canção do adeus.

Criaram-se novas amizades, aprenderam-se coisas novas e novas formas de viver o Escutismo numa partilha fraterna.

Ficou a promessa de que haverá mais no próximo ano. Para muitos foi um treino para o ACANAC, Acampamento Nacional a realizar em Agosto em Idanha-a-Nova. Para outros foi a primeira vez que dormiram fora de casa, sem a vigilância dos pais.

Convidados, previamente, a oferecer uma “papa infantil” para a Kastelo que é a primeira Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátricos em Portugal e na Península Ibérica, foram colocadas centenas de embalagens na carrinha que as transportou para o seu destino.

O mais difícil foi o desmontar das tendas. Era evidente no rosto de todos, alguma nostalgia pelos bons momentos passados dentro desta cidade de lona que agora desaparecia.

Cansados, mas felizes, os Chefes e a Junta Regional fizeram uma avaliação positiva a esta atividade sempre esperada por todos, com ansiedade, ao longo do ano, para se reverem os amigos e irmãos escutas.

A nossa gratidão ao CTOE pela cedência do espaço para o nosso Acampamento Regional.

 

Pe. Artur Mergulhão (Assistente Regional),

in Voz de Lamego, ano 87/36, n.º 4421, 18 de julho 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: