Início > Ano Pastoral, Eventos, Igreja, Jesus Cristo, Jovens > 7.º Verão é Missão | Encontro de Jovens em Vila da Ponte

7.º Verão é Missão | Encontro de Jovens em Vila da Ponte

No passado dia 15 de Julho de 2017, realizou-se o 7.º “Verão é Missão”, mais uma vez organizado pelos Jovens Sem Fronteiras de Vila da Ponte.

Este ano o encontro teve como tema central a passagem bíblica em que Jesus acalma a tempestade (Mc 4, 35-41). Depois de um breve acolhimento e da oração da manhã, era hora de colocar os pés a caminho e ir subindo até ao Santuário de Nossa Senhora das Necessidades. Ao longo do percurso os jovens tiveram a possibilidade de participar em 5 workshops missionários onde, através de várias dinâmicas, foram desafiados a “acordar” e a entrar na barca de Jesus, sem medo das tempestades que podem surgir, porque quem navega com Ele nunca se perderá nas ondas. Ao longo da caminhada os jovens foram encontrando várias peças de um puzzle nas quais estavam escritos alguns tópicos para meditação pessoal servindo de preparação para celebração o Sacramento da Reconciliação. Após o almoço realizou-se o 2º “Quintatlo Missionário” com jogos bastante divertidos e de seguida, à sombra de um castanheiro, celebramos a Eucaristia. Como habitual, depois da digestão feita, o convívio continuou na praia fluvial onde a maior parte não resistiu a dar uns mergulhos.

O “Verão é Missão” não é algo estranho para mim. Na verdade, apesar de eu ser de Vila da Ponte e de, durante todo este tempo (2011-2016), nunca ter feito parte do grupo JSF da minha paróquia, participei todos os anos nesta atividade de verão. Mas desta vez foi diferente! Porquê?? Porque em setembro de 2016 aceitei, finalmente, o convite para fazer parte deste grupo missionário. Os meses foram passando e, entretanto, chegou o momento de começarmos a preparar o 7.º “Verão é Missão”. Agora eu estava do “outro lado”, já não seria uma jovem participante, fazia parte da organização. Depois de ter estado presente em tantas edições, foi muito interessante descobrir que a preparação desta atividade exige bastante de cada um dos organizadores: tempo, originalidade, dedicação em cada pormenor, empenho na divulgação, etc.

Ser uma “simples” participante era, de facto, mais fácil e dava menos trabalho, mas não consigo escolher um dos lados e afirmar qual é o melhor, porque ambos conseguiram oferecer-me experiências incríveis.

Como participante, aprendi sempre algo novo e importante. Cresci imenso com isso! É uma forma de ter um dia de verão diferente, rezar um pouco, conhecer pessoas novas, com diversão pelo meio, e no fim perceber que afinal não estamos assim tão perdidos, que podemos realmente fazer a diferença com gestos simples, mas significativos, que a Fé é realmente algo que nos congrega e nos permite sentir que “somos um”.

Já como organizadora, posso afirmar que também aprendi, que me diverti, que conheci pessoas novas e que foi muito bom poder fazer parte deste evento. Mas tudo exige trabalho e esforço, o que por vezes é considerado mau, desgastante e desagradável… Felizmente, não senti nenhuma dessas coisas! Foi um trabalho que ainda me deixou mais memórias positivas, enriqueceu a minha maneira pensar e agir, tornou os meus dias mais dinâmicos, intensificou algumas amizades e fez-me sentir o que eu pensava que já não existia: união.

Estes encontros, que parecem tão pequenos, têm uma força tão grande e oferecem-nos tantos momentos extraordinários que acaba por ser difícil escolher o preferido, porém é importante salientar que todos eles são resumidos nas lembranças que cada jovem pode levar para casa, como foi o caso da “jangada missionária” deste ano.

Concluindo, na minha opinião este encontro não pode deixar de ser feito, já que influencia positivamente todos os que estão envolvidos. O futuro são os jovens e estes precisam de saber qual é a sua missão e de que maneiras é que a podem viver. Então, porque não ajudá-los?

Ana Catarina, JSF de Vila da Ponte, in Voz de Lamego, ano 87/36, n.º 4421, 18 de julho 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: