Início > Editorial, Igreja, Papa Francisco > Editorial da Voz de Lamego: Gastar as solas dos sapatos

Editorial da Voz de Lamego: Gastar as solas dos sapatos

Provocante desafio do Papa Francisco na mensagem para o 55.º Dia Mundial das Comunicações Sociais (disponível: www.diocese-lamego.pt), comemorado na Solenidade da Ascensão do Senhor ao Céu, este ano a 16 de maio, e divulgada na memória litúrgica de São Francisco de Sales, a 24 de janeiro.

O tema é clarividente: «‘Vem e verás’ (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são». Com efeito, “para poder contar a verdade da vida que se faz história (cf. Mensagem do 54.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, 2020), é necessário sair da presunção cómoda do «já sabido» e mover-se, ir ver, estar com as pessoas, ouvi-las, recolher as sugestões da realidade, que nunca deixará de nos surpreender em algum dos seus aspetos”.

“Jornais de fotocópia” é outra expressão forte do Papa que alerta para o risco de se fazerem jornais, noticiários de televisão, rádio e websites substancialmente iguais, feitos diante de um ecrã, sem ir ao encontro de pessoas e de acontecimentos, secundarizando as entrevistas e a investigação, numa troca de informação pré-fabricada, autorreferencial. O contraponto é sair e ir ao encontro das pessoas, procurar as suas histórias, ver em primeira mão, olhos nos olhos, sem filtros.

É fundamental promover a cultura do encontro, gastar as solas dos sapatos, pôr-se a caminho. Ir e ver. Vinde e vede (Jo 1, 39), diz Jesus àqueles que O querem conhecer. “A fé cristã começa assim; e comunica-se assim: com um conhecimento direto, nascido da experiência, e não por ouvir dizer”.

O desafio é comunicar, encontrando as pessoas onde estão, como são, conhecê-las no concreto, com os seus sofrimentos e com os seus sonhos e projetos. Paulo de Tarso, diz-nos o Papa, se vivesse no nosso tempo usaria o e-mail e as redes sociais para comunicar, mas atrai os seus contemporâneos pela sua fé, esperança e caridade.

A palavra é importante, Jesus é a Palavra de Deus que encarna, fazendo-Se um de nós e deixando-Se ver, ouvir e tocar. Com Ele, a comunicação faz-se pelas palavras, mas é essencial o olhar, o tom de voz, os gestos, o toque, a carícia. Na comunicação nada substitui o encontro pessoal, o ir e ver, experimentar, contar as histórias concretas, sublinhar as histórias positivas. É crucial também neste tempo da pandemia, verificar as expetativas e a realidade da vacinação e da cura nas aldeias tão recônditas da Ásia, América Latina e África. Ir e ver e não apenas observar à distância sem conferir a veracidade das notícias que nos vendem. Os mais indigentes correm o sério risco de ficar novamente esquecidos, na vacinação e nos apoios.

“Todos somos responsáveis pela comunicação que fazemos, pelas informações que damos, pelo controlo que podemos conjuntamente exercer sobre as notícias falsas, desmascarando-as. Todos estamos chamados a ser testemunhas da verdade: a ir, ver e partilhar”.

A oração do Papa, a finalizar a Sua Mensagem:

“Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos, / e partir à procura da verdade. / Ensinai-nos a ir e ver, / ensinai-nos a ouvir, / a não cultivar preconceitos, / a não tirar conclusões precipitadas. / Ensinai-nos a ir aonde não vai ninguém, / a reservar tempo para compreender, / a prestar atenção ao essencial, / a não nos distrairmos com o supérfluo, / a distinguir entre a aparência enganadora e a verdade. / Concedei-nos a graça de reconhecer as vossas moradas no mundo / e a honestidade de contar o que vimos”.

Pe. Manuel Gonçalves, in Voz de Lamego, ano 91/11, n.º 4593, 26 de janeiro de 2021

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: