Inauguração da Loja Social na Obra Kolping de Portugal
A Obra Kolping de Portugal e o seu projeto “Solidary Ties” inserido no programa de Serviço de Voluntariado Europeu conquistaram mais um objectivo com a inauguração da Loja Social Kolping. Variado material que pode ser adquirido a preços baixos e que contribui para a missão da organização.
“Esta Loja Social é um bem que deve ser acarinhado e bem recebido por esta comunidade de Lamego”. Foi desta forma que o Dr. João Dias, Vice- Presidente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade Social e todos os presentes que através de aplausos e sorrisos se referiram e deram as boas vindas,no passado dia 22 de Junho, ao mais recente projeto concretizado pela Obra Kolping de Portugal. Foram várias as personalidades da sociedade que a convite da Direção estiveram presentes na inauguração da Loja Social resultado de um trabalho de quase 3 meses feito pelos dois voluntários Gregos que a instituição acolhe no âmbito do programa de Serviço de Voluntariado Europeu e do projeto “Solidary Ties”. No programa das festividades houve antes da cerimónia e depois de umas palavras por parte do Presidente da Direção da Obra Kolping , um colóquio moderado pelo Pe. João Carlos Morgado, Pró-Vigário Geral da Diocese de Lamego e Praeses Nacional da Obra Kolping, onde se abordaram temas como a Economia Social, cuja exposição ficou a cargo do Dr. João Dias, Vice-Presidente da CNIS. De seguida o Professor Guilherme Bernardo, Presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Lamego deu um emotivo testemunho sobre todo o trabalho protagonizado pelos voluntários no Hospital de Lamego que este ano comemoram 25 anos e cuja Liga foi recentemente galardoada com a medalha de mérito municipal pela CM de Lamego. No final da sessão houve a apresentação do projeto de SVE “Solidary Ties” e da Loja Social apresentada pela Coordenadora do Projeto de SVE e membro da Direção OKP, Professora Graciema Gonçalves que se mostrou visivelmente satisfeita com um projeto que classificou como “exigente e que por isso é motivo de grande satisfação saber que ele foi concretizado” e que contou “sempre com o apoio e grande abertura por parte da Direção da Obra Kolping”.
A inauguração propriamente dita da Loja Social contou com a bênção conjunta dos três sacerdotes presentes, Pe. João Carlos, Pe. Valentim e Pe. Diogo que abençoaram, mais um lugar, onde a missão da Obra Kolping irá ajudar quem mais necessita.
A cerimónia terminou com um lanche convívio, oferecido pela Direção da OKP a todos os presentes nos jardins da Sede Nacional, com o sol a iluminar esta iniciativa nobre.
José Eduardo Cação
Estagiário da OKP
in Voz de Lamego, ano 87/33, n.º 4418, 27 de junho 2017