Início > Uncategorized > Renovação da consagração ao Imaculado Coração de Maria

Renovação da consagração ao Imaculado Coração de Maria

Imagem

No dia em que a Liturgia da Igreja celebrou a sua memória, que este ano ocorreu a 8 de Junho, a Paróquia da Sé renovou a consagração da cidade de Lamego e das suas famílias ao Imaculado Coração de Maria.

Foi há 25 anos, a 08 de Junho de 1988, que, em resposta aos apelos de Nossa Senhora na Cova da Iria para que triunfe o seu Imaculado Coração, que a cidade de Lamego se consagrou, pela primeira vez ao Coração virginal da Virgem Maria. Como sinal visível dessa consagração, construiu-se um pequeno monumento, junto do cemitério de Santa Cruz. Nesse monumento, pode venerar-se a imagem do Imaculado Coração de Maria. Anualmente, tem-se renovado essa consagração. O mesmo aconteceu no passado sábado. Pelas 16h00, a imagem do Imaculado Coração foi levada, em procissão presidida pelo Sr. Cón. José Ferreira, Pároco da Sé, desde o monumento até à Igreja Catedral, enquanto se recitou o terço. Já na Sé, houve tempo de confissões e foi o tempo dedicado à oração pessoal. Pelas 18h00, foi recitado o terço diante da imagem do Imaculado Coração de Maria. Às 18h30, teve início a Santa Missa, presidida pelo Sr. D. António Couto, Bispo de Lamego, a qual também foi concelebrada  pelo Mons. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral, pelo Cón. José Ferreira, Pároco da Sé e pelo Pe. José Alfredo Patrício, Assistente do Grupo da Imaculada.

Na sua homilia, e comentando as leituras propostas para o Domingo X do Tempo Comum, o Sr. Bispo de Lamego afirmou que o Evangelho do dia (Lc 7, 11-17) relatava duas procissões: uma da morte, a do enterro do filho único de uma viúva, da cidade de Naim; e outra, da vida, constituída por Jesus, os seus discípulos e “uma grande multidão”. E, no encontro dessas duas procissões, a vida venceu, pois Jesus, compadecido, ressuscitou aquele jovem. Ao terminar a sua homilia, o Sr. D. António afirmou que, nessa ocasião, Nossa Senhora iria, também, em procissão pelas ruas de Lamego, ao encontro das pessoas, das famílias e que esta também constituía uma procissão da vida, já que o Imaculado Coração de Maria, à semelhança de Deus, também estava de visita ao seu povo. “Esta Senhora representa a vida, já que ela soube reconhecer o tempo da visita de Deus”, afirmou o Sr. Bispo. E continuou: “Hoje é o dia de nós reconhecermos que Deus está de visita à nossa cidade, que está de visita a nossas casas, que está de visita a cada um de nós.”

Ao terminar a Eucaristia, o Sr. Bispo e os sacerdotes presentes impuseram o escapulário a cerca de 30 pessoas, que desejam consagrar as suas vidas, de um modo particular, ao Imaculado Coração de Maria.

Por fim, a procissão regressou da Sé ao Monumento, com a preciosa ajuda dos Escuteiros de dos Bombeiros de Lamego, onde se procedeu à renovação de Lamego e das suas famílias, ao Imaculado Coração de Maria.

O Grupo da Imaculada é um movimento de leigos, fundado pela Sra. Maria das Candeias, que promove a consagração das Paróquias, famílias e pessoas ao Imaculado Coração de Maria, procurando, desse modo, responder aos apelos que Nossa Senhora deixou aos Pastorinhos de Fátima de difundir a devoção ao seu Imaculado Coração.

Categorias:Uncategorized
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: