Início > D. António Couto, Eventos, Peregrinações > Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa

Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa

_U0A3485

O dia 10 de Junho é a data escolhida, desde há vários anos, por várias Paróquias da Diocese de Lamego para peregrinar ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Este ano não foi excepção, e cerca de três dezenas de Paróquias rumaram àquele Santuário da Virgem Maria. Esta peregrinação foi precedida por uma novena preparatória cuja pregação, este ano, esteve a cargo do Rev. Pe. Manuel de Oliveira Couto, sacerdote da Arquidiocese de Braga.

_U0A3434

A partir das 09h00 do dia 10 de Junho, as várias Paróquias, acompanhadas dos respectivos Párocos, iniciaram as procissões, rezando e cantando, até ao Santuário.

Pelas 11h30, o Sr. D. António Couto, Bispo de Lamego, seguindo atrás do andor da imagem peregrina de N. S. da Lapa, presidiu à procissão que, saindo do Santuário, se dirigiu para o recinto onde foi celebrada a Eucaristia.

Na sua homilia, o Prelado de Lamego, partindo dessa bela oração que é o Magnificat, pronunciada, pela primeira vez, pela Virgem Maria, afirmou: “Hoje são os olhos bondosos de Deus, os seus olhos carinhosos, deixai-me dizer, com as palavras que a Escritura usa, os olhos maternais de Deus, que se fixam nos seus filhos queridos, porque Deus nunca pode esquecer os seus filhos e filhas.” E continuou o Sr. Bispo: “Aqui estamos bem, pois aqui sentimo-nos acolhidos. Aqui sentimos que há um olhar novo que vela sobre nós, que vela por nós. Sentimos que há umas mãos carinhosas, que acariciam o nosso rosto e o nosso coração. E é por isso que vimos a este e a outros Santuários, onde veneramos a Virgem Maria.” Fazendo referência ao Ano da Fé, o Sr. D. António afirmou: “O Ano da Fé deve ser isto, que hoje está aqui a acontecer: vindos de tantos lugares diferentes, sentimo-nos mais filhos, e mais irmãos; juntamo-nos lado a lado, capazes de nos compreendermos e de traçarmos, juntos, rumos mais fraternos, mais maternos e mais solidários.”

A Santa Missa foi contou com a presença do Mons. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral da Diocese, e ainda com cerca de vinte sacerdotes, várias congregações religiosas e um número muito elevado de fiéis.

O Rev. Pe. José Amorim, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, informou os presentes que a imagem peregrina venerada neste Santuário será levada à cidade de Guimarães, no próximo dia 16 de Junho, para uma peregrinação mariana que será promovida naquela cidade ao longo de todo esse dia.

 Pe. José Alfredo Patrício

In Voz de Lamego, 2013.06.11

Galeria fotográfica

 

  1. 11/06/2013 às 11:35

    Excelente. Estive lá e aconteceu peregrinação. Sou de Escurquela-Sernancelhe e diácono permanente da Diocese do Porto

  2. joaquim félix fernandes
    11/06/2013 às 14:46

    Estive na peregrinação. Muita gente e muito frio. Gostei de sentir e ver a fé dos peregrinos da Nossa Senhora da Lapa. Para mim foi mais retiro do que uma peregrinação.

  1. 07/06/2014 às 10:35

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: