Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa
O dia 10 de Junho é a data escolhida, desde há vários anos, por várias Paróquias da Diocese de Lamego para peregrinar ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Este ano não foi excepção, e cerca de três dezenas de Paróquias rumaram àquele Santuário da Virgem Maria. Esta peregrinação foi precedida por uma novena preparatória cuja pregação, este ano, esteve a cargo do Rev. Pe. Manuel de Oliveira Couto, sacerdote da Arquidiocese de Braga.
A partir das 09h00 do dia 10 de Junho, as várias Paróquias, acompanhadas dos respectivos Párocos, iniciaram as procissões, rezando e cantando, até ao Santuário.
Pelas 11h30, o Sr. D. António Couto, Bispo de Lamego, seguindo atrás do andor da imagem peregrina de N. S. da Lapa, presidiu à procissão que, saindo do Santuário, se dirigiu para o recinto onde foi celebrada a Eucaristia.
Na sua homilia, o Prelado de Lamego, partindo dessa bela oração que é o Magnificat, pronunciada, pela primeira vez, pela Virgem Maria, afirmou: “Hoje são os olhos bondosos de Deus, os seus olhos carinhosos, deixai-me dizer, com as palavras que a Escritura usa, os olhos maternais de Deus, que se fixam nos seus filhos queridos, porque Deus nunca pode esquecer os seus filhos e filhas.” E continuou o Sr. Bispo: “Aqui estamos bem, pois aqui sentimo-nos acolhidos. Aqui sentimos que há um olhar novo que vela sobre nós, que vela por nós. Sentimos que há umas mãos carinhosas, que acariciam o nosso rosto e o nosso coração. E é por isso que vimos a este e a outros Santuários, onde veneramos a Virgem Maria.” Fazendo referência ao Ano da Fé, o Sr. D. António afirmou: “O Ano da Fé deve ser isto, que hoje está aqui a acontecer: vindos de tantos lugares diferentes, sentimo-nos mais filhos, e mais irmãos; juntamo-nos lado a lado, capazes de nos compreendermos e de traçarmos, juntos, rumos mais fraternos, mais maternos e mais solidários.”
A Santa Missa foi contou com a presença do Mons. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral da Diocese, e ainda com cerca de vinte sacerdotes, várias congregações religiosas e um número muito elevado de fiéis.
O Rev. Pe. José Amorim, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, informou os presentes que a imagem peregrina venerada neste Santuário será levada à cidade de Guimarães, no próximo dia 16 de Junho, para uma peregrinação mariana que será promovida naquela cidade ao longo de todo esse dia.
Pe. José Alfredo Patrício
In Voz de Lamego, 2013.06.11
Excelente. Estive lá e aconteceu peregrinação. Sou de Escurquela-Sernancelhe e diácono permanente da Diocese do Porto
GostarGostar
Estive na peregrinação. Muita gente e muito frio. Gostei de sentir e ver a fé dos peregrinos da Nossa Senhora da Lapa. Para mim foi mais retiro do que uma peregrinação.
GostarGostar