Início > Editorial, Papa Francisco > Editorial Voz de Lamego: Escutar com o ouvido do coração

Editorial Voz de Lamego: Escutar com o ouvido do coração

Foi apresentada a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se comemora no Domingo anterior à Solenidade de Pentecostes, em Portugal, no Domingo da Ascensão de Jesus, no passado 24 de janeiro. Neste dia, a Igreja faz a memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e daí que seja o dia marcado, em cada ano, para a apresentação da mensagem papal.

O Santo Padre escolheu como tema: “Escutar com o ouvido do coração”. Não se trata de um processo meramente biológico, mas é algo que envolve a pessoa toda. “A escuta não significa apenas uma perceção acústica, mas está essencialmente ligada à relação dialogal entre Deus e a humanidade. O «shema’ Israel – escuta, Israel» (Dt 6, 4) – as palavras iniciais do primeiro mandamento do Decálogo – é continuamente lembrado na Bíblia, a ponto de São Paulo afirmar que «a fé vem da escuta» (Rm 10, 17). De facto, a iniciativa é de Deus, que nos fala, e a ela correspondemos escutando-O; e mesmo este escutar fundamentalmente provém da sua graça, como acontece com o recém-nascido que responde ao olhar e à voz da mãe e do pai”.

Temos dificuldade em escutar, tal é também a multiplicação de ruído, mas a escuta continua a ser essencial para acolhermos o outro, para nos entendermos, para estreitarmos os laços que nos unem. Uma sociedade saudável terá de ser uma sociedade em que as pessoas se escutam mutuamente, debatendo, dialogando, fazendo propostas, acolhendo o contributo dos outros, escutando não apenas aqueles que nos são favoráveis, mas também os demais. “Estamos a perder a capacidade de ouvir a pessoa que temos à nossa frente, tanto na teia normal das relações quotidianas como nos debates sobre os assuntos mais importantes da convivência civil”.

Podemos usar a audição para espiar e, posteriormente, expor. “De facto, uma tentação sempre presente, mas que neste tempo da social web parece mais assanhada, é a de procurar saber e espiar, instrumentalizando os outros para os nossos interesses”.

Podemos fazer ouvidos de mercador, ouvindo o clamor dos pobres, mas fazendo de conta de que não é connosco. A comunicação, como a informação, precisa da escuta atenta e dialogante, procurando estabelecer pontes. Durante a pandemia, tem prevalecido muita desinformação, caindo-se numa infodemia, demasiada informação que veicula notícias falsas, através da suspeição, criando dúvidas e esquecendo as evidências.

O Santo Padre convida novamente a escutar as pessoas, vítimas da pandemia, da pobreza, da exclusão, migrantes e refugiados, conhecer e contar as suas as histórias. Assim haveria uma consciência mais apurada da realidade e seria mais fácil responder-lhes, indo ao encontro das suas necessidades.

“A escuta corresponde ao estilo humilde de Deus. Deus que sempre Se revela comunicando-Se livremente, e, por outro, o homem, a quem é pedido para sintonizar-se, colocar-se à escuta.  No fundo, a escuta é uma dimensão do amor. Só quem acolhe a Palavra com o coração «bom e virtuoso» e A guarda fielmente é que produz frutos de vida e salvação (cf. Lc 8, 15)”.

Não é possível comunicar sem escuta. Há diálogos que não o são de verdade, como quando esperamos que o outro fale para, depois, impormos o nosso ponto de vista, sem verdadeiramente escutar e sem possibilidade de fazer pontes, de nos aproximarmos reciprocamente.

O que vale para a sociedade, vale por maioria de razão para a Igreja. Estamos em processo sinodal, em que a escuta será essencial. Com efeito, “a comunhão não é o resultado de estratégias e programas, mas edifica-se na escuta mútua entre irmãos e irmãs”. O desafio é a escutarmos com o ouvido de Deus. O Papa cita o teólogo Dietrich Bonhöffer, para relevar que “quem não sabe escutar o irmão, bem depressa deixará de ser capaz de escutar o próprio Deus”.

Pe. Manuel Gonçalves, in Voz de Lamego, ano 92/12, n.º 4643, 2 de fevereiro de 2022

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: