Cuidar de idosos não é um trabalho… é uma prova de amor à vida
SILÊNCIO é a palavra que não deve existir quando se tem conhecimento de um idoso ser maltratado, seja de forma verbal ou física. É vergonhoso que num país como o nosso, com uma população tão envelhecida, se oiçam histórias em lares que já se ouviam há 40 anos atrás.
RESPEITO é o mínimo que se exige para quem passa o dia a trabalhar com um idoso. Se conhece algum caso, POR FAVOR, DENUNCIE! Porque quem cala, consente.
EDUCAÇÃO NUM LAR significa dizer bom dia e boa tarde, sempre, depois de bater à porta do quarto dos utentes. Ter a roupa preparada para o dia seguinte, com cores a combinar, porque a autoestima no idoso também existe. Não é entrar por ali a dentro como se fosse o quintal de casa. Perguntar o que gostava de vestir, se posso levantá-lo e se permite que lhe faça a higiene, explicando, sempre, o que se está a fazer… Mais, NUNCA falar em tons agressivos ou a imitar desenhos animados, pois idoso não é bebé e odeia ser tratado como tal. Dar comida a uma pessoa na velhice não é enfiar as colheradas goela a baixo, é servir o utente com a maior dignidade. “Não fazer aos outros o que não gostavas que te fizessem a ti”. Água, mais do que comida, é de extrema importância para todos nós. Não se pode deixar desidratar. A substituição de água e chá devem ter horários e à noite não pode faltar! Carinho é uma coisa que se dá, mais do que com palavras, através de gestos. Mudar uma fralda ou ajudar na casa de banho não pode ser VIOLAR a privacidade, é aconchegar, fazer tudo com o máximo de cuidado e atenção, tapando as partes íntimas sempre que possível e não comprometer a estabilidade da pessoa que por si só já pensa que “dantes fazia isto sozinha, agora já não consigo”. Basta imaginar, como se VAI SENTIR no futuro quando lá chegar?
Formação e vocação, assim como um enfermeiro, um professor, um bombeiro, os profissionais dos lares que cuidam, diretamente, os seus utentes devem ter formação adequada e, acima de tudo, vocação por esta profissão que é desgastante e cansativa, mas muito compensadora para os que têm um bom coração.
VERDADE, ao verem as imagens do “Sexta às 9” imaginem como se sente a esposa daquele senhor que é maltratado, diariamente? MEDO é a palavra que define o coração daquela esposa, que passou uma vida a dois sem nunca imaginar que as frustrações das funcionárias do “lar”, para onde iriam no fim do seu ciclo de vida, fazer atos tão horrendos ao pai dos seus filhos.
DIGNIDADE até à morte. É um ato CRIMINOSO não conceder a todos os utentes de um lar, com ou sem demência, com ou sem problemas físicos, com ou sem família, a maior dignidade, enquanto humanos e pessoas que escreveram a história deste país.
Na escola que eu frequentei ensinaram-nos a dar a mão a um idoso na hora da morte, para que nem nesse momento não se sentisse sozinho e o medo do incerto não lhe atormentasse o coração. Palavras doces todos temos, vocação para algumas tarefas NÃO.
TRABALHAR POR DINHEIRO NÃO CHEGA.
Andreia Gonçalves, in Voz de Lamego, ano 90/10, n.º 4545, 4 de fevereiro de 2020
Eu cuido dos meus pais idosos,não é uma tarefa fácil,mas o amor é sem medidas .Ver eles felizes é tudo de bom pra nós filhas ,somos três.
GostarGostar
Que maravinklha❤
GostarGostar
excelente artigo e explicação construtiva. Tenho a meu cargo o cuidado da minha mãe de 89 anos com demência vascular e 86 % incapacidade…. Pediu-me solenemente que não a tirá-se de casa para nenhum lar. identifico-me totalmente com o que aqui está escrito. Tudo o que desejo neste momento é cumprir a minha missão com todo o zêlo, amor, e dedicação. Quando chegar a hora da partida, quero ficar tranquilo…..
GostarGostar
Não tenho curso mas cuido de uma idosa de 81 anos com muito carinho e amor .Nos divertimos muito damos altas risadas . faço com muito amor
GostarGostar
Eu cuido da minha mãe ela com 95 anos teve algumas fraturas tdo isso antes de eu cuidar dela teve AVC, febo, Patela, agora faz exercios, caminha,coração tá muito bom
GostarGostar
Eu já passei c isso por duas vezes minha sogra partiu segurando em minhas mãos eu sei o que é passar por isto ..tive o maior carinho por ela ..hoje ela está c Deus…
GostarGostar
Eu segurei a mão do meu pai,e também dá minha mãe na hora …cuidei até o fim com muito carinho..
Hoje trabalho de cuidadora…tenho muito amor por eles.
GostarGostar
Depois de 45 anos de trabalho fui obrigada a parar para me ocupar do meu marido atente duma terrivel doença cronica deja longa data é muito duro mas quando se ama a pessoa nao ha ninguem que nos separa horas e dias dificeis mas faço com todo o carinho e ninguem nos vai separar e sempre tive muito amor pelas pessoas que sofrem destas terriveis doenças
GostarGostar
Eu trabalho num lar e tudo o que fazo é por amor pois nao basta ter um certificado temos que gostar do que fazemos dar atenção e carinho e prestar os cuidados necessários como se dos nossos familiares se tratasse
GostarGostar
Adorei. É a realidade Trabalhar num lar é uma prova de amor.Amor pelo próximo Trabalhar num lar e saber Respeitar Trabalhar num lar é Amar a profissão que um dia abraçamos. É assim no nosso lar. Todos estamos ali com um unico objectivo Cuidar. Ao ver aquelas imagens Horriveis senti uma revolta enorme. Mas existe uma lei que muita gente desconhece A lei do Retorno.
GostarGostar
confesso cuidar de idosos é um grande aprendizado uma troca de experiências nesse momento .sinto muito triste pois minha amada pacientes terminou suas tarefas terrena.foi muito bom 4anos de amor e dedicação. 3/6/2016.a.19/1/2020🙏
GostarGostar
É verdade !!! Para cuidar de um Idoso em primeiro lugar tem que gostar cuidar com Amor e Carinho Atenção. O salário vem por último. Tem que ser um trabalho Prazeroso.
GostarGostar
Todos os idosos tem que ser tratado com muito amor e carinho e pricipalmente paciência.
Não precisa ter certificado mas ter estas 3 caracteres. Para trabalhar com idosos.
Pois conheço pessoas que possuem cursos técnicos especialização mas trabalham pelo dinheiro não Por amor a profissão pois não tem nem capacidade de cuidar de si .
GostarGostar
Sou cuidadora de opções aprendi por amor cuidando da minha vozinha, foi por pouco tempo, mais com muito amor e alegria ,cuidei do meu pai doentinho pouco tempo tbm, cuidei de minha mãezinha tbm por 5 anos e 42 dias de muito amor e alegria, respeito e gratidão minha mãezinha teve a vc ,emorrágica, totalmente dependente com gastrotomia , traqueostomia , so mexia cabecinha , mais nesses 5 anos nunca teve uma escaria era linda saudavel,mais i felizmente Deus alevou por uma infecção de urina imagina , uma perca irreparável na minha vida , senti nessecidade cuidar de pessoas idosas pora matar a saudades que eu tinha da mamae, fui cuidar de uma senhorinha , de 88 anos mais infelizmente veio a falecer aos 91, mais foi tdo com muito amor respeito carinho gratidão, de barço, mamae sempre nos ensinou a amor e respeitar tdos ,entao nao foi sacrificio nemhum so fiz por amor isto esta dentro de nós mesmo ,então cuidar de pessoas idosas ou dependentes tem que ser ato de amor carinho e gratidão e muito respeito.
GostarGostar
Cuido do meu pai ,ele tem 82 anos, peço a Deus que me de sabedoria ,pois não quero errar com ele,ele trabalhou na roça para alimentar eu e seis irmãos,já faz 9 anos que ele está comigo, ele é uma jóia ,aprendo muito com ele.
GostarGostar
Cuidei do meu pai 24 horas por dia por cinco meses.Foi uma tarefa árdua, desgastante mas aguentei firme. Cuidar de alguém com alto grau de Alzheimer é crucial. Hoje sinto-me com a missão cumprida. Gosto de cuidar de pessoas. Isso me faz muito bem.
GostarGostar
Parabéns ! Adorei .Eu trabalho com apoio domiciliário a idosos e amo o que Faço
GostarGostar
Andreia gostei muito daquilo que escreveu. Pena é que nem todas as pessoas que tratam de idosos pensem assim e agam em confomidade. Tenho os meus pais comigo e sinceramente quando for necessária a minha presença constante, acho que prefiro deixar de trabalhar do que os pôr num lar.
Nunca há a garantia de que os tratam bem. Comecei a ver a reportagem e não consegui acabar. Revolta e indignação. Onde está a fiscalização, a preparação das pessoas para tratar daqueles que nos deram a vida, criaram e nus amaram mais de qualquer um.
Totalmente de acordo quando diz que cuidar de um idoso é um acto de amor. É isso mesmo que sinto em relação aos meus pais, não é um fardo, é um orgulho. Se tivesses que tratar de outras pessoas acho que o faria da mesma forma.
Muito obrigada Andreia.
GostarGostar
Isabel que bem me fez ler o seu comentário. Eu é que agradeço. Um bem haja por existir! Afinal é muito om sentir que há pessoas que pensam nos idosos com amor, como eu!
Um beijinho
Andreia
GostarGostar
Ao ler este artigo fiquei a pensar no tratamento que estará a ser dado à minha mãe… ela já vai fazer 94 anos e está a entrar em demência, daí que já não me consegue relatar algo que lhe desagrade. Eu adoro a minha mamã e quero para ela tudo o que há de melhor. Ela é muito afectiva e grata, daí que se sente bem quando tem companhia próxima. Parabéns à autora do artigo e que seja sempre assim…
GostarGostar
Amei a matéria. Me ajudou a ser melhor nesse trabalho recompensador. Obgda
GostarGostar
Muito verdadeiro , eu trabalho num lar de idosos e gosto do que faço pois de outra forma não trabalharia pois o salário não é compensador a esse nível de desgaste que está profissão nos expõe . Posso dizer que quando estou em contacto com os utentes me esqueco dos meus problemas pessoais que não tenho a hábito de descarregar em ninguém , segundo o meu conhecimento os idosos são uma fonte de ensinamentos e sabedoria . Sempre que eu vou tratar de alguém e se está numas condições muito limitadas , sempre me v ao pensamento se fosse os meus familiares ? Ou eu própria já me senti impotente em alguma situações deficeis porque não fui capaz de tirar o sofrimento por favor não gritem com os idosos !!! A maior dor deles é a da alma pensem bem !!!. Um dia seremos nós bom dia a todos
GostarGostar
queria muito fazer o curso
GostarGostar
Adorei. Sou cuidadora de idosos com curso. Realmente tem que amar está profissão. Eu amo cuidar deles .
GostarGostar
Amei
GostarGostar
Olá trabalho com idosos , e amo que faço . Trato_os com todo cuidado e respeito ..
GostarGostar
Tive a Sorte de tratar da minha Sogra durante 25 Anos até que Deus a levou. Não foi fácil Não e Fácil Mas o AMOR que recebi valeu tudo. Amen os vossos Idosos porque eles vão partir e depois ficamos com uma tristeza muita Grande e que nada podemos fazer para os trazer de volta. Amém os vossos vizinhos que vivem sozinhos. E tão gratificante ouvir a palavra OBRIGADO.
Talvez um dia consiga escrever um pequeno livro da minha experiência como cuidador.
GostarGostar
Quando você trabalha em 1 lar para idosos,precisa acima de tudo ter amor ao próximo, esse q na maioria das vezes passa dias, esperando o q na verdade o q temem a morte, seria desumano não tratarmos com amor e carinho,o salário realmente não tem o devido valor, mas enfim tornar a vida do próximo melhor, não tem dinheiro q pague!
GostarGostar
A pessoa que se dedica com carinho cuidar de idosos tem minha admiração e meu respeto💖
GostarGostar
Entrem numa unidade de convalescensa como utente, como se diz agora e façam a avaliação. Podem é devem reclamar do que não acham digno. No fim, vejam bem os relatórios que vos dão de presente.. Não podem estar à espera q alguém denuncie e q lá trabalhe ou que algum utente o faça. Pode ir lá calhar outra vez. É nao se façam anunciar. obviamente! Entrem como utente. Se possível, com algum deficit mental. Alguém que não tem visita de família, um só, ali despejado. Podem reclamar de qq coisa. Verao a resposta. As conversas de alguns dos cuidadores. Ridicularizando os doentes. Maltratando os. Triste. Muito triste.
GostarGostar
Eu tive por um tempo na casa de repouso nosso lar de josi. Adriana Lemes só estou viva graças ao carinho dela que Deus abençoe
GostarGostar
Sou cuidadora com certeza não é uma tarefa fácil,mas qd aplicamos o amor a paciência e longanimidade esta tarefa se torna prazerosa cansativa sim tem horas que fico exausta .,mas meu sorriso e meu olhar irá transmitir quanto a pessoa é valorosa
GostarGostar
Muito lindo esse texto sou cuidadora com muito amor e carinho amo o q faço o trabalho cuidar amor carinho dedicação etc só assim conseguiremos ser humano com nossos idosos
GostarGostar
Eu cuido da minha avó de 87 anos, eu amo muito ela, mas não é nada fácil gerir tais cuidados…
GostarGostar
Lindo adoro trabalhar nesta área
Amo. Meus. Idosos.
GostarGostar
Sim cuidar de idosos é preciso que o cuidador tenha a humanização processada na alma e muitos não sabem o que é um tratamento humanizado.
Se você não tiver amor no seu coração você jamais cuidará de um idoso.
GostarGostar
Texte maravilhoso …onde nos tras a realidade!!sejamos assim mesmo…cuidado,compaixao,respeito e dignidade!!cuido da minha maezinha com alzaimer e vejo que ela precisa e de muito amor e carinho…e agradeco a Deus por tudo!!
GostarGostar
Eu cuido de idoso com muito amor trabalho numa casa de repouso sou enfermeira por amor eles me adora sou muito dedicada
GostarGostar
Muito bom!!! Pena que quem contrata pague o mesmo que ganha quem faz outro trabalho qualquer e que qualquer pessoa sirva para cuidar de Pessoas. É preciso paciência, tolerância, ser carinhoso e amável mas acima de tudo respeitar o outro, pelo que é e pelo que já foi.
Bem haja a quem o faz por vocação é com amor.
GostarGostar
Sou uma cuidadora desempregada.
Tudo que li no link…fiz e muito mais.
Minha ultima paciente faleceu aos 99 anos.meu nome é Nádia Cristina.
Como trabalho com etca, e muito amor.
O MEU maior presente foi um pouco antes da demencia dela …depois sem querer encontrei um bilhete dela para mim.
“Minha amiga, vc que acorda, me alimenta , incansavelmente todos os dias.”…
Estou precisando trabalhar Pois. Pela crise muitas domésticas entram em nossa área de cuidadores de idosos.
Obs: estou precisando trabalhar.
Sou sincera..só não quero pegar acamado.
Gostei da reportagem.
GostarGostar
Boa tarde, Nádia Cristina você é de onde?
GostarGostar
Sou cuidadora amei ler essa materia amo meu trabalho fasso com muito csrinho m apego muito aos meus pacientes faço de coraçao..
GostarGostar
Eu amo pessoas idosas desde criança! Minha mãe nos mandava sempre na casa de uma senhora idosa levar alimentos e ver como ela estava! A gente ia correndo, muito feliz. Aprendi desde cedo amar e respeitar as pessoas idosas!
GostarGostar
Se quiserem partilhar as vossas experiências como cuidadores, ou colocar alguma questão, aqui me disponibilizo para responder. Muito grata por lerem o texto e comentarem.
Porque juntos somos mais fortes!
Andreia Gonçalves
Andreia.i.g.carneiro@gmail.com
GostarGostar
Deixo meu respeito por idoso cuidei dos meus avós e agora cuido da minha estou fazendo curso de cuidador não só pelo dinheiro mas sim por amor e carinho esse período que cuidei e cuido minha mãe e uma experiência que vou leva por resto da minha vida
GostarGostar
Tudo verdade…Belo desempenho do autor 👏👏👏👏👏
GostarGostar
Deparo-me muitas vezes com situações muito desumanas no lar do Campo de Madalena e comentários desagradáveis que levam a desconfiar de desleixo para com os idosos, mas como provar? Filmar não leva a nada
GostarGostar
Concordo com tudo isto, tenho meu companheiro vivo com ele á 11anos, não é pai dos meus meua filhos. Sofreu á 6anos ABC esquemático, passando três anos sobre um hemorrogico conciderado fatal . Graças a Deus está vivi 80 por cento de incapacidade, tem 69anos. Trabalho e cuido dele levo- o a varias consultas por mês pois tem muitis problwnas de saúde. Conclusão: cuide dele com tanto carinho adoro fazê-lo sorrir tento levalo para dançar sintome tão feliz por poder ajudar. É necessário educação, respeito e carinho parque : não faças aos outros o mesmo que não gostarias que fizessem com você. É vergonhoso e lamentável o que se ouve por aí e não sabemos de tudo.
GostarGostar
Eu me sinto grata em poder cuidar de idosos
GostarGostar
Grandes palavras , parabéns.
Acho que todo trabalho qur nós fazemos com amor se torna fácil e agradável de fazer, nunca trabalhei mais ja cuidei do meu pai doente k veio a falecer e foi um prazer para mim, que até hoje sinto saudades.
Parabéns querida, que nós as pessoas possamos amar mais, e respeitar uns aos outros.
GostarGostar
Excelente texto Andréia Gonçalves. É um trabalho que me esforço aqui em Portugal a fazer todos os dias. A minha formação de cuidadores tem esse principal objetivo e missão, levar uma saúde humanizada. Respeito, atenção, dignidade e afeto. Pena que nem todos os lares aceita que se faça formação para os seus cuidadores de saúde.
GostarGostar
Verdade eu cuido de idosos e aprendi a amar e respeita a cada dia mais pena q ainda existe pessoas q au invés de cuidar r trata com amor e o devido respeito os maltrata.
GostarGostar
Muito interessante e necessário a todos nós. De qualquer idade. Nós precisamos nos cercar de informações úteis para poder agir ou cobrar quando preciso. Parabéns pela matéria.
GostarGostar
Boa noite , Deus conceda bênçãos e graças admiráveis . A quem tem está sensevelidade , desejo que o humano tome consciência ., Que é impossível viver sem o irmão. Até uma certa altura o dinheiro compra tudo . Mas quando a fragilidade bem . Aí é que é . A pura realidade. Eu já presenciei situaçãos ,em que o orgulho ,de acreditar ser superior ,caiu certeiro .
De.mos mais de nós, aos humanos. Que somos todos nós, aceitem ou não, temos ligação uns com os outros ,somos como a videira , um tronco e vários ramos,
Que Deus abençoe com o auxílio necessário aos idosos e fragelisados ,e a todos os cuidadores Amém Jesus.
GostarGostar
ola..ja trabalhei com idosos…é maravilhoso voce sentar e ouvi-los…tudo aprendizado…
GostarGostar
Menina Andrea se assim posso chamar belas palavras para cuidar de um idoso é preciso vocação, muito amor e carinho. Que Deus os ajude e a todos nós pois já estou no caminho beijinhos obrigada
GostarGostar
Sou cuidadora dos meus pais à 6 anos a minha mãe com Alzheimer com 89anos eo meu pai com 95 anos com demência em estado avançado, a minha mãe está acamada e eu estou com muita pena estou a ficar com depressão e em estado de exaustão, pedi ajuda a segurança social e ñ encontro resposta para o descanso do cuidador ,pois dizem que ñ reúnem os critérios, São estes os apoios que temos do estado..Mas eu os amo só que ñ estou a consegui levar o barco a bom porto.Aqui fica o meu desabafo…..
GostarGostar
Força maria de Lurdes, escreva-me andreia.i.g.carneiro@gmail.com
GostarGostar
Lindo adorei e preciso ter um coração do tamanho do mundo um grande beijinho para si 😍❤😘
GostarGostar
Ñ tenho curso ,mais amo cuidar de idosos e já cuidei de 3 ,dois já está nus braços do pai, sofrir bastante com a partida deles ,mais estive com eles até o último momento .E oq gosto de fazer cuidadar ,Deus me deu esse dom, eu me divirto com eles 😘
GostarGostar
Eu cuido da minha mãe a 16 anos ela está com 96 anos. Gostei muito do texto. Jamais deixaria em outro lugar que não fosse o habitat dela. Está bem cuidada. Abro mão de tudo na minha vida por ela. Amo muito.
GostarGostar
Eu mim formei em cuidadora de idosos
Mas ainda não estou trabalhando
Mas eu optei por essa profissão por que amo tudo que faço.
GostarGostar
Tenho 60anos, há poucos,meses sai do meu trabalho que amava muito, cuidadora de crianças e adolescentes em ONG,um trabalho muito árduo,mais muito gratificante,me identifico muito com crianças adolescentes e idosos,gostaria muito de ser acompanhante de idosos.amo muito conversar com eles,e suas experiências.le essa matéria me comoveu muito.
GostarGostar
Onrigada Tânia.
GostarGostar
verdade cuidei dsinha mãe com Alzhaime e sei como ela se sentia na hora do banho, ela esqueceu até como se come, tinha que dar comida na boca, trocar as roupas íntimas. mais não me arrependo de ter que deixar o emprego para cuidar e não permiti que ninguém cuidar . pois nem todos tem paciência.
GostarGostar
queria um emprego para cuidar de uma idoso, já que cuidei de meus pais e agora estou precisando me manter.
GostarGostar
O melhor de mim é cuidar dos idosos. Cuidei de minha sogra com sequelas de AVC, fiz o curso de cuidadora para ajudá-la melhor. Qdo ela foi para os braços do PAI, resolvi fazer desse amor de cuidar, a minha profissão. Hoje tem 14 anos que estou na mesma casa cuidando de um senhor (a esposa tinha Alshaimer e já se foi). Estou aprendendo cada dia mais que o amor é tudo. Esse senhor que cuido está me ensinando a ter empatia, que a única coisa que deixamos como legado são as atitudes que tivemos nesse mundo.
GostarGostar
Concordo trabalhar e cuidar do idoso é preciso amar e respeitar. Todos os dias como se fosem o primeiro dia de sua vida.
GostarGostar
Parabéns para quem escreveu isso,eu amo cuidar,fico muito triste quando vejo um idoso ser maltratado
GostarGostar
Sou cuidadora e amo minha profissão.
GostarGostar
Dou cuidadora e faço com amor
Carinho , respeito vem antes de QQ coisa
GostarGostar
Parabéns por um texto tão rico é pura realidade. Muitos sofrem em silêncio 🤫
É isso temos de denunciar por todos os que sofrem
GostarGostar
Cuidar de idoso é um dom pra poucos.
E se não existir amor ao trabalho de cuidador de idosos não tem como cuidar de um.
Eles são sensíveis como uma criança precisa de cuidados com uma criança e muitas vezes oque mais precisa e de alguém pra cuida e dar amor e atenção ,sim muitas vezes eles querem atenção pra conta suas histórias alguém com quem conversar.
Amo cuidar de idosos um dia me perguntaram por que eu não escolhi trabalhar em uma firma num escritório e minha resposta foi.
Não sei se trabalhando numa firma ou escritório me faria tão feliz tanto quanto da amor e carinho a um idoso.
GostarGostar
Tem que ter bastante amor compreensão e carinho e muito mais porque trabalharam tanto e agora ser maltratado. Tratamos como se fosse nossa família. Na verdade aos poucos os idosos e toda família . Se torna a nossa! É muito satisfatório ter pessoas que pensão assim ainda porque neste mundo que vivemos está cada vez mais difícil. . E os maltratos está visível no idoso quanto nas crianças. .. vamos mudar para melhor e cuidar com o nosso máximo.. amor sublime amor ao próximo. .. Deus abençoe
GostarGostar
Sou cuidadora de idoso fasso meu trabalho com muito amor
GostarGostar
todos os idosos tem que ser cuidado com muito Amor e carinho. e Respeito . eles são muito carentes sou cuidadora dou carinho e recebo.A paciência é fundamental.eu nao cuido por dinheiro e sim pq amo minha profissão.
GostarGostar
“Trabalhar por dinheiro não chega”
Ninguém, mas ninguém mesmo, trabalha nesta profissão por dinheiro, visto que é uma profissão muito mal paga. Os que (ainda) trabalham, estão desanimados, não há reconhecimento de carreira e como se não bastasse os salários serem muito baixos, não existem incentivos para que não desistam de serem cuidadores e para que mais pessoas queiram trabalhar na área. Mesmo com muita vontade de dar carinho e atenção, com tantos utentes por cuidador, é impossível. Estes profissionais trabalham em turnos, aos fins de semana e feriados, perdem de estar com a família, falham aniversários, chegam a casa cansados e sem paciência para cuidar dos seus pais, filhos e companheiros(as), e ninguém vê isto. Isso de “Trabalhar por dinheiro não chega” é uma afronta a todos os que dão tudo de si, todos os dias, para que os nossos idosos tenham um fim de vida digno. E não são alguns casos de violência que aparecem de vez em quando, que definem os cuidadores. Eu fiz uma formação de Técnico(a) Auxiliar de Saúde, o pouco tempo que trabalhei na área, desanimou-me por completo apesar de gostar muito do que fazia, por isso deixei de ser cuidadora.
Há que rever esta situação, para que todos possam ser tratados com justiça.
Obrigada
GostarGostar
Cuidar com amor 😍
GostarGostar
Sou AGENTE DE ACÇÃO DIRETA há 23 anos no SAD da CVP-BRAGA e gosto muito do que faço.Aprendo todos os dias quer com os idosos quer com toda a rede.É claro que existe muita injustiça e penso que os idosos merecem mais respeito e mais atenção de quem os cuida.Há um facto importante é que quem cuida e mesmo quem faz as leis de protecção têm que entender que os idosos estão em perda de autonomia e cada vez mais lentos e claro que a doença que os acompanha é que vai acelerar o grau de dependência e há que estar atentos. Quem cuida de pessoas dependentes não pode de modo algum ter atitudes agressivas mas sim de empatia , de ajuda e de incentivo. O meu objetivo neste momento é fazer formação em CUIDADOS PALIATIVOS que considero uma área apaixonante.Tanto o nascimento como a morte são os momentos mais importantes da nossa passagem.Infelizmente,no nosso país,o valor das reformas é baixo e não permite que tenham um fim de vida folgada.Nos últimos anos,tem havido mudanças dentro da área de proteção social dos idosos mas ainda há muito a ser feito.Mesmo para o CUIDADOR INFORMAL que perde todos os beneficios financeiros quando deixa o trabalho para cuidar do familiar dependente.
GostarGostar
Não e fácil trabalhar com idosos e concordo com tudo o que o que está escrito neste artigo penso que as entidades deste país deveriam olhar para a profissão de cuidador ou como lhe quiserem chamar com mais respeito pois e uma profissão desgastante física emocional de grande desgaste psicologico e que em termos compensatórios recebem ord mínimo para os empresários desse sector encherem os bolsos a caminharmos assim no futuro não temos senão imigrantes a tratar dos nossos idosos
GostarGostar
Mim formei em técnica enfermagem pra cuidar de idoso meu sonho amo de mais
GostarGostar
Eu sou cuidadora aos finais de semana a tempo. Gosto doque faço gratidão
GostarGostar
Este texto é bonito,mas infelizmente raramente é praticado a maioria das pessoas que trabalhão nos lares fazem por dinheiro não por amor. A minha mãe, faleceu o mês passado frequentava o Centro de dia do Barril de Alva conselho de Arganil, quando as senhoras a levavam a casa, uma irmã minha pedia para lhe fazerem um chá porqué ela não conseguia fazer, até so dia que a Sr Dr proibiu que as meninas atendensem o telefone, mas gostava que ela lhe desse presentes, de ir buscar os ovos e tudo que lhe agradasse, quando a encontraram caida, nós a telefonar para saber Dela, e para esta senhora ela estava bem estava no Posto medico, e já estava em Coimbra, ela nem sequer tinha ideia onde estava. Isto é falta de amor só interesse.
GostarGostar
Muito triste sou cuidadora e o que vejo é que eles só querem carinho e atenção, pois na maioria dos casos os seus familiares os abandona ou com cuidador ou colocam em asilos essa é a realidade que precisa ser mudada afin todos nós vamos ficar idosos
GostarGostar
Trabalho com idoso porque eu gosto deve ser sempre um trabalho com Amor e toda dedicação
GostarGostar
Trabalho neste área a 5 anos com muito carinho e dedicação.
Um dia minha professora de enfermagem pergunto para a sala se quem trabalha nesta área é por amor ou por dinheiro.
Eu me manifestei disse sim é por dinheiro no fim do mês, mais eu cuido dos meus amigos ( idoso) com muito amor. Que aliás é uma ilpi com 30 residentes em várias situações
GostarGostar
Cuido de minha tia 89 anos entre dezena de sobrinhos …muitos acham que mil e duzentos reais que ganho é muito….pra ficar com ela de segunda a segunda ….fazer de tudo….não acho difícil cuidar dela …acho difícil conviver com a família
GostarGostar
Penso assim tbem…e faço como gostaria que fizesse prós meus pais ou futuramente pra mim…amo o que faço
GostarGostar
Não tenho curso mas cuido da minha mãezinha com alswaymer não anda mas é uma tarefa muito difícil porém me sinto feliz porque tenho tentando dá meu melhor pois por mais que um filho faça nunca será um terço da dedicação de uma mãe pra um filho não é nada fácil vê sua mãe que era sua protetora e hoje os papéis estão invertido ela é minha filha e eu tô tentando está no lugar de mãe por conta do dia dia tive que parar de trabalhar pra cuidar dela estou me tratando com crise de ansiedade pois tenho que está bem pra cuidar da minha princesa Deus tem me dado graça e eu irei até o dia que o Senhor me permite cuida dela ela tem 86 anos o amor que tenho por ela hoje é triplicado não tem medidas quero está firme e forte pois ela precisa totalmente e me.
GostarGostar
Trabalho num lar como cozinheira mas me envolvo muito com os idosos é cansativo mas é muito gratificante o aprendizado é quase diariamente mas trato como fosse meus pais amo o q fasso
GostarGostar
Cuido de uma Senhora de 89 anos ,amo muito ,.
E ela se tornou especial para mim ..amo muito meu trabalho..
GostarGostar
Eu já cuidei dos meus pais, agora eu gostaria de continur caso aparecer com muito amor .
GostarGostar
Sou uma cuidadora mesmo sendo de minha mãe …me sinto mais responsabilidades pois ela q me deu a vida agora me vejo na obrigação de cuidar dela .sem salario. Claro…
GostarGostar
Sou cuidadora de idosos no Japão , sou Grata a Deus por esse presente 🥰🇯🇵Aqui no Asilo onde cuido deles só tem eu de Brasileira , faz um Ano q estou aqui , tenho muito que aprender mas uma coisa eu já tenho é MUITO AMOR PRA DAR P ELES🙏🏼🔥🥰cuido deles como fosse meus ❤️Quando eles falam há desculpas por dar trabalho eu falo pra eles AMOOO CUIDAR DE VCS 🥰🙏🏼🇯🇵🇧🇷Se vcs quiser vim conhecer serão bem Vindos 👏🏼👏🏼👏🏼🔥🇯🇵Há detalhe sou Brasileira pura casada com nissei 🙏🏼🙌🏼🔥
GostarGostar
Sou cuidadora à quase 40 anos, comecei por cuidar de crianças deficientes, algumas profundas, e ainda hoje recordo os seus nomes e as suas particularidades, aprendi tanto com elas dei e recebi muito carinho e amizade, cresci com elas, durante 4 anos. Por motivo pessoais (Casamento) mudei de terra e comecei a trabalhar noutra instituição também relacionado com a dificiência e acamados já direcionado para a idade maior, estive lá durante 30 anos sempre cuidei com muito respeito e amor e sempre recebi o que de melhor se recebe e não é dinheiro é enriquecimento humano sou milionária nesse nivel. À 6 anos aceitei outro projecto na aldeia onde vivo, convidaram-me para ser Encarregada, continuo a dar a minha energia do bem sempre a dar e a receber muito, ao longo da minha profissão tenho orgulho de dizer que faço juz ao ditado ( Faz o que gostas e não trabalharás um unico dia da tua vida.
GostarGostar
É muito gratificante cuidat de quem ja cuidou.. amo o que faço , é com amor e carinho que tento dá o meu nelhor pra meus velhinhos queridos..
GostarGostar
Texto tão real. Pena k na prática nao seja assim. MT s fala MT pouco s faz para os idosos viverem um final digno. Formação aos cuidadores onde existe? Seleção de cuidadores onde está? Td serve para tratar idosos. MTS pessoas são impostas ( até pelo desemprego) a tratar os idosos. A maioria dos cuidadores fazem no pelo dinheiro, embora s ganhe MT MT mal na essa área.
GostarGostar
Achei linda a msg que li. Esta certo cuidar de um idoso, criança ou mesmo outra pessoa fora deste padrão de idoso ou criança. Requer sim muito amor. Tem que realmente gostar daquilo que faz. Pois só assim poderemos dar o melhor de nós a eles. É assim que penso, me sinto e me comporto. Por isso não só eu. Como também todos pacientes que ja cuidei, sempre gostam muito de mim e eu me apego a eles. Sou esta profissional.
GostarGostar