Início > Falecimento, , Igreja, Oração > Falecimento do Cónego António Sousa Pinto

Falecimento do Cónego António Sousa Pinto

Deus de Misericórdia Infinita, na Sua imensa sabedoria e benevolência, fez regressa à Casa Paterna, o seu filho, e nosso irmão, Cónego António de Sousa Pinto, natural de Vila da Rua, nascido 10 de junho de 1929.

Filho de João de Sousa Júnior e de Maria José Pinto de Sousa.

Batizado na Igreja da Vila da Rua. Ordenado Diácono a 16 de março de 1957, na Capela Seminário de Lamego e ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1957, também na Capela do Seminário, pelo então Bispo de Lamego, D. João da Silva Campos Neves.

Fez o curso dos seminários diocesanos.

Foi professor, prefeito e ecónomo do Seminário de Resende.

Posteriormente foi nomeado pároco de Leomil e simultaneamente professor de inglês no Seminário de Lamego, bem como confessor auxiliar da Direcção espiritual no mesmo seminário.

Depois professor no Externato e no Ciclo preparatório de Moimenta da Beira.

A 21 de setembro de 1976 foi-lhe confiada a paróquia de Moimenta da Beira.

Vigário Episcopal de Zona Riba Távora em 12 de março de 1982. Foi nomeado cónego honorário em 11 de fevereiro de 1988. A 2 de março de 1996 foi nomeado cónego capitular.

A 20 de janeiro de 2002 foi nomeado pároco de Nagoselo, 

A 20 de janeiro de 2002 foi nomeado pároco de Aldeia de Nacomba, do Arciprestado de Moimenta da Beira, cargo que desempenhou até 2 de Outubro de 2002.

Vivia na Paróquia de São Tiago de Leomil, da qual foi pároco durante muitos anos. Será celebrada Missa na Igreja Matriz de Leomil, pelas 10h30 e na Igreja Matriz de Vila da Rua, pelas 18h00.

Unindo-nos em oração aos familiares em luto, agradecemos a Deus o dom da sua vida, da sua vocação e do seu ministério sacerdotal. Em nome e em comunhão com toda a Diocese, o Sr. Bispo, D. António Couto, manifesta as condolências, sublinhando a graça do encontro com Deus na ressurreição dos mortos, na vida eterna, deste nosso irmão, com quem nos encontraremos em definitivo quando chegar a nossa hora.

Deus lhe dê o eterno descanso, à família o consolo da fé, a todos a sabedoria para valorizarmos a vida como dom e como bênção.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: