Início > , Igreja, Liturgia, Oração, Sacramentos > Dia Mundial do Doente na Paróquia de Almacave

Dia Mundial do Doente na Paróquia de Almacave

Ao cuidar dos doentes, a Igreja serve o próprio Cristo presente nos irmãos que sofrem, seguindo o exemplo de Jesus Cristo que “passou fazendo o bem e curando a todos” (Act 10, 30) e cumpre o mandato do Senhor deixado aos seus discípulos na Última Ceia (Jo 13, 34-35). A parábola do Bom Samaritano, que suporta o lema do nosso Plano Pastoral, é o ícone atraente do Amor de Deus que cada um de nós deve testemunhar junto dos irmãos que mais sofrem e que impõe a cada cristão, também, respostas operativas capazes de rasgarem tanta indiferença e insensibilidade perante o sofrimento dos outros.

Esta solicitude pastoral torna-se também visível, não só visitando os doentes, mas igualmente confortando-os com os sacramentos da Santa Unção e da Eucaristia.

O Conselho Pastoral Paroquial, através das Conferências Vicentinas, propôs à comunidade paroquial celebrar o Dia Mundial do Doente, no próprio dia 11 de fevereiro, numa celebração eucarística comunitária na Igreja da Graça, com a administração do Sacramento da Santa Unção a todos os doentes que não se encontram acamados e às pessoas de idade, cuja fragilidade física se vai acentuando. A celebração deste Sacramento da Unção dos Enfermos foi preparada nas homilias que antecederam o dia desta celebração e em encontros de reflexão, aprofundando junto dos paroquianos a eficácia da graça deste sacramento instituído por Cristo e confiado à igreja, destinado especialmente a reconfortar não apenas os que estão no fim da vida, mas também os que se encontram sob a provação de uma doença e do peso da idade. Não foram celebradas todas as eucaristias dominicais, para que a comunidade pudesse participar e acompanhar, como Família Paroquial, os irmãos doentes, na celebração destes sacramentos, a Eucaristia e a Santa Unção.

Na partilha da Palavra, o Presidente da Celebração, P. José Guedes, acentuou algumas passagens da Mensagem escrita pelo Papa Francisco para este dia, articulando-as com as leituras do VI Domingo do Tempo Comum: “ Como comunidade, procuremos cuidar dos nossos doentes e dos que se sentem mais débeis, mesmo quando não nos é possível contribuir, como o desejássemos, para a sua cura”.

Animaram liturgicamente a celebração o Grupo Coral da Paróquia, e os Escuteiros do Agrupamento 140 do CNE deram o apoio necessário aos que se foram abeirando do altar para receberem a Santa Unção.

No final, foi distribuída uma pagela alusiva à vivência comunitária deste dia com a “Oração do Doente” que foi rezada por todos os presentes.

Na Pastoral da Saúde, na nossa Paróquia, está as Irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima, as Conferências Vicentinas, o Movimento da Mensagem de Fátima, o Grupo de Jovens e os Escuteiros do Agrp. 140 do CNE que, frequentemente, visitam os doentes e os lares de idosos da nossa Paróquia. Todas as semanas, de acordo com a divisão da Paróquia em zonas pastorais, os Ministros Extraordinários da Comunhão distribuem a Sagrada Comunhão aos doentes da comunidade paroquial.

Neste dia, ficam-nos, como programa de vida comunitária, as palavras do Papa Francisco: “ Se realmente queremos encontrar Cristo, é preciso que toquemos o Seu Corpo no corpo dos chagados, dos doentes, dos pobres, dos caídos, dos últimos, dos descartados, como resposta à comunhão sacramental recebida na Eucaristia. Ignorar o sofrimento do outro significa ignorar Deus” (Homilia em Santa Marta, 22.04.2016)

CV, in Voz de Lamego, ano 88/11, n.º 4448, 13 de fevereiro de 2018

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: