Início > Eventos, Notícias, Vida > Dia Internacional do Voluntariado no Hospital de Lamego

Dia Internacional do Voluntariado no Hospital de Lamego

No dia 5 de Dezembro, celebrou-se o Dia Internacional do Voluntariado. A Liga dos Amigos do Hospital de Lamego, associação especialmente vocacionada para o apoio voluntário aos doentes hospitalizados, pretendeu valorizar esta data, sobretudo para manifestar aos seus Voluntários o muito apreço que lhe merece o seu trabalho altruísta, generoso e abnegado.

Houve um primeiro evento celebrativo, no próprio dia 5 de Dezembro, no qual a Direção e alguns Voluntários visitaram todos os doentes internados a quem deixaram, para além de uma palavra de conforto e de ânimo, uma pequena lembrança.

O momento mais forte destas comemorações, foi a Missa, celebrada na Igreja Catedral, no dia 9 de Dezembro, presidida pelo Senhor Cónego José Ferreira, em representação do Senhor Bispo da Diocese, e concelebrada pelo Monsenhor José Guedes. Nela agradecemos a Deus por todos, os vivos e os já falecidos, que contribuíram ou continuam a contribuir para a realização dos objetivos da Liga. Durante a cerimónia religiosa, foram impostas batas a novos Voluntários. O Coro da Liga abrilhantou, com a perfeição da sua interpretação, a Eucaristia.

Seguiu-se um almoço que juntou, no Salão do Centro Cultural e Recreativo de Ferreirim, à volta de 110 pessoas, entre Voluntários e Associados.

Num ambiente, em que reinou um sentimento de amor e solidariedade, reforçado pelo espírito natalício, viveram-se momentos de paz, alegria e boa disposição.

Estiveram presentes, como convidados, o Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Eng. António Alves Silva; a Senhora Adjunta da Direção de Enfermagem do CHTMAD, Enfª Olga Cardoso; em representação do Senhor Bispo de Lamego, o Senhor Cónego José Ferreira; o Senhor Presidente da Junta da cidade de Lamego, António Roçado; o Senhor Capelão do CHTMAD, Padre Ricardo Pinto.

O Senhor Presidente da Direção, Prof. Guilherme Bernardo, e a Senhora Coordenadora do Voluntariado da Liga, Prof.ª Maria de Lurdes Pereira, saudaram todos os presentes e salientaram a importância do trabalho dos Voluntários e agradeceram a todos eles a sua entrega amiga, atenta e cheia de calor humano, ao serviço dos doentes do Hospital de Lamego. No final do repasto, também, o Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lamego dirigiu a todos palavras amigas, de congratulação pelo trabalho da Liga e dos seus Voluntários, que contribui para minorar o sofrimento e a solidão de todos os que precisam de se dirigir ao Hospital e fez votos para que o seu exemplo frutifique no surgimento de mais gente disponível para apoiar os que precisam.

Sendo um ato celebrativo do Voluntariado, os Voluntários foram o centro de todos os momentos vividos.

Num primeiro momento, a Liga dos Amigos do Hospital de Lamego prestou uma Homenagem, a título póstumo, ao Associado e Voluntário, Senhor Manuel Correia, pela vida que pôs ao serviço dos outros, de forma particular como Voluntário da Liga, sempre de forma discreta, mas atenta, amiga, generosa e, ainda, pela contribuição para a criação da Biblioteca da Liga, tendo sido o maior doador de livros. À sua Esposa, Senhora D.ª Lurdes Correia e aos seus filhos Pedro e Tiago foram entregues um Diploma de Gratidão e o “V” de Voluntário, que, na sua humildade, ele não se achava preparado para receber.

Outro momento, também pleno de significado, foi a entrega de diplomas de 5, 10 e 15 anos de voluntariado contínuo a todos os Voluntários da Liga, que se enquadravam nesse âmbito. Nunca haverá palavras ou gestos suficientemente capazes de poder retribuir aos Voluntários a dedicação, a generosidade, o carinho e a sensibilidade com que se disponibilizam para o serviço dos doentes do Hospital da Lamego. No entanto, essa limitação não deve ser impeditiva de lhes testemunhar publicamente a admiração e o reconhecimento pelo trabalho e esforço em prol dos que necessitam de apoio. O diploma entregue é o sinal visível, sempre presente, que manifesta ao Voluntário que o recebeu, a expressão do muito reconhecimento que a Liga e a sociedade lhes devem.

Houve, ainda espaço e tempo para testemunhar, por parte dos seus colegas Voluntários e da Liga, o reconhecimento muito especial à Voluntária, Sra. D. Maria de Lurdes Carvalho, pela sua alegria e pelo seu dinamismo no serviço de voluntariado, apesar da sua idade bastante avançada.

No final do repasto, o Grupo de Cantares da Associação Cultural e Recreativa de Ferreirim animou todos presentes com a alegria e harmonia das suas interpretações musicais.

Gostaríamos de deixar, na pessoa do Presidente da Direção, Senhor Nuno Cardoso, uma palavra de muita gratidão à Associação Cultural e Recreativa de Ferreirim pela forma hospitaleira, amiga e de enorme disponibilidade, com que nos recebeu.

Foi um Almoço do Voluntariado, com um cheirinho de Natal.

 

M. R., in Voz de Lamego, ano 87/54, n.º 4440, 12 de dezembro de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: