Início > ASEL, Igreja, Seminários > ASEL em SAUDADE e CONFRATERNIZAÇÃO

ASEL em SAUDADE e CONFRATERNIZAÇÃO

Brilhavam já por entre o vento fraco mas frio, os raios solares no Adro da Sé do Porto quando os primeiros Antigos Alunos dos Seminários de Lamego se iam cumprimentando; seriam umas 10h40.

Os cumprimentos sempre afetivos e de recordação e para outros de interrogação: quem é aquele? E aquele?

A todos uma única razão, um único motivo ali nos levara: a nossa gratidão, a nossa amizade, a nossa homenagem ao Homem: ex-colega, cofundador, professor/perfeito (de alguns), mas AMIGO de todos: D. António Francisco dos Santos.

Fomo-nos juntando e, com grande espanto nosso e por leitura da notícia no nosso jornal, Voz de Lamego, alguns lamecenses também por ali apareceram para se juntarem à Homenagem, tais como o Sr. Avelino, antigo colaborador de Mons. Aníbal Bastos e alguns familiares, o Sr. Alfredo, da foto Lamecense… Deram, também estes, prova dos grandes laços de amizade e carinho da e á pessoa que íamos visitar.

Presente, ao Reverendo Dr. Paulo Alves, foi-lhe solicitado que assumisse a Oração e fosse porta-voz de todos os que, num silêncio profundo, envoltos num enorme sentimento, recordávamos, essencialmente, um Amigo que partira sem se despedir de nós, mas de certeza, com todos nós.

As sempre simples mas profundas palavras, caíram fundo nos corações de todos os presentes que, num gesto solicitado, todos demos as mãos e num círculo sobre o túmulo, cantamos: Pai Nosso que estais no Céu.

Para muitos, foi o primeiro encontro após a partida… para outros mais um encontro entre tantos que têm existido, mas para todos foi “ Obrigado D. António por tudo o que nos deste”; continuamos a contar contigo.

E, de semblante pesado e cabisbaixos, os cerca de 60/70 presentes fomos abandonando um a um a Capela de São Vicente onde jaz o Bispo da Bondade e do Sorriso.

E, como a manhã preparava-se para deixar entrar a tarde, lá nos fomos dirigindo aos nossos veículos para cumprimento da segunda tarefa:

Confraternização de Natal-núcleo do Porto

Sobre a batuta do Alfredo Morais, tendo como primeiro violoncelo, o Manuel Cardoso Fernandes, lá nos dirigimos a Leça da Palmeira, onde num belo e aprazível restaurante fomos recebidos, quase diria, com pompa e circunstância. Nem todos se puderam reunir de novo, mas completamos uma linda sala onde o sol nos aquecia, antes de começarmos o repasto e as ondas do Atlântico nos acompanhavam ao longe.

Desde os aperitivos aos digestivos, passando por belas rabanadas e pelo bolo-rei, confraternizamos durante umas três horas, aproximadamente.

Na qualidade de cofundador, com Dr. Adão, deste núcleo e, na qualidade de Presidente da Assembleia Geral, agradeci a quem conseguiu, mais uma vez, levar a efeito esta confraternização.

Aos presentes, comuniquei que ao fim de cerca de trinta anos, como elemento dos corpos sociais da ASEL, era chegada a hora de dar lugar aos novos, a novas ideias e a novas metas. Este núcleo do Porto que tantas alegrias me deu e a quem, mesmo distante, ainda sinto preso meu cordão, merecia esta minha explicação, mesmo antes de assumida na próxima Assembleia Geral.

Deixei a todos o meu repto, pois o presidente que havia estado só da parte da manhã, que com ele colaborassem e desse modo consigam agrupar um elenco que continue a dar Voz aos Antigos Alunos dos Seminários de Lamego.

Em nome pessoal, de todos os que estiveram presentes e, como Presidente da Grande Família ASEL, a todos um SANTO e FELIZ NATAL.

A. Cândido Teixeira, in Voz de Lamego, ano 87/54, n.º 4440, 12 de dezembro de 2017

Categorias:ASEL, Igreja, Seminários
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: