Bênção dos Finalistas da ESFOSOL e da ESCOPAL
No primeiro de dezembro, tivemos o privilégio de juntar os alunos finalistas da Escola de Formação Social Rural de Lamego e da Escola Profissional de Lamego, para a lamecense tradição de bênção dos finalistas. A Eucaristia decorreu na capela do Centro Diocesano de Promoção Social e foi presidida pelo nosso Diretor, Cónego Manuel Leal.
Estamos orgulhosos por conseguirmos alcançar a meta, que é concluir o 12º ano. Sabemos que o dia é simbólico e temos ainda de caminhar até junho para a vitória ser completa, mas esta festa servirá de incentivo, principalmente para os menos confiantes.
Poderíamos aqui descrever as emoções vividas ou o quão importante foi partilhar este momento com os nossos familiares e amigos, todavia queremos aproveitar este espaço para agradecer.
Obrigado aos nossos pais e familiares pelo apoio, pela dedicação, pelo esforço e pelos sacrifícios que alguns deles passaram para nos poderem dar um futuro melhor. Lembramos aqueles que durante estes três anos partiram. Todavia, também eles estiveram presentes no nosso coração e nas nossas conquistas.
Agradecemos às escolas, que nos receberam, que se dedicaram a nós. Uma palavra especial para os professores. Estes foram incansáveis. Deram a matéria, corrigiram o teste, mas foram mais além, apoiaram-nos nos momentos difíceis e riram-se connosco nos momentos felizes. Alguns serão recordados, não pela disciplina que deram, mas pelo companheirismo, pelo apoio e pelos conselhos, que fizeram e farão de nós melhores homens e mulheres.
Obrigado aos nossos amigos, aqueles que choraram por nos ver partir para uma nova escola e aqueles que fizemos de novo. A luta foi de todos. Com eles partilhámos oito horas do nosso dia e foram eles o apoio nos Medíocres, nos Suficientes, nos Bons e Muito Bons, nos ralhetes dos profes e nos seus elogios, numa aula mais descontraída e numa aula mais exigente. A partir de agora, cada um seguirá o seu caminho, mas para alguns a amizade ficará para sempre.
Não importa de onde vimos, a partir de agora temos consciência que o futuro depende de nós. Sentimo-nos preparados para lutar, para construir a vida que merecemos, mesmo que o caminho a seguir seja penoso. Teremos de ultrapassar obstáculos difíceis, mas esse não será o problema, pois “somos mais fortes do que pensamos e seremos mais felizes do que imaginamos”.
Os Finalistas da ESFOSOL e da ESCOPAL,
in Voz de Lamego, ano 87/53, n.º 4439, 5 de dezembro de 2017