Início > Educação, Formação, Jovens > Prémio D. António Francisco dos Santos

Prémio D. António Francisco dos Santos

No passado dia 24 de novembro, na Biblioteca do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira, de Armamar, esteve presente o Pe. Américo Aguiar para,no âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos, apresentar aos alunos do 9.º ano,o Prémio D. António Francisco dos Santos. Estiveram também presentes Augusto Azevedo, em representação do Município, Anunciação Pinheiro, da Direção do Agrupamento, e docentes dos alunos.

O professor bibliotecário, César Carvalho,deu as boas vindas ao ilustre convidado e apresentou-o salientando tratar-se do Presidente do Grupo da Rádio Renascença e da Irmandade dos Clérigos,do Porto, para além de ter sido Vigário-Geral e Secretário de Sua Eminência o Bispo do Porto, recentemente falecido, D. António Francisco dos Santos.

O Pe. Américo Aguiar enfatizou o carácter humanitário e a bondade que sempre caracterizaram o Bispo do Porto, no seu dia-a-dia, tornando-o numa pessoa acarinhada por todos, crentes e não crentes, para quem a Pessoa Humana sempre foi mais importante do que qualquer compromisso; por isso, era-lhe quase impossível cumprir com as agendas pré-estabelecidas. Bastava que alguém o chamasse para com ele desabafar as agruras da vida ou para lhe pedir um simples conselho. Segundo as suas palavras, “cada pessoa vale Deus”, isto é, todas as pessoas valem exatamente o mesmo, sejam homens ou mulheres, sejam calceteiros ou deputados, sejam brancos ou negros, cristãos ou não — todos são igualmente importantes.

Para D. António, os homens, as mulheres, as crianças, os idosos, os jovens, não eram números, mas sim pessoas, construídas com base numa rede de relações existentes (familiares, profissionais, sociais) que influenciam os comportamentos, conduzindo-os para o bem ou para o mal, apesar de, todos os dias, serem convidados a dar aos outros omelhor de si. Só assim D. António entendia a dignidade da Pessoa Humana, à luz do Cristianismo, daí o epíteto: “Apóstolo da bondade, da proximidade e da simplicidade.”

Com este lema conseguiu, durante os três anos que esteve à frente da Diocese do Porto, provocar as consciências de todos, mostrando que não somos donos do tempo e que, na vida de cada um, tem que haver, sempre, tempo para tudo e que, para alcançarmos algo,há que dar tempo ao tempo; nada é imediato, apesar desta sociedade do “tudo é para ontem!”.

Depois da apresentação do patrono, o Pe. Américo Aguiar passou à divulgação do Prémio.

Para celebrar e perpetuar a figura preponderante que foi D. António Francisco dos Santos, na Diocese e na sociedade, a Irmandade dos Clérigos, a Santa Casa da Misericórdia do Porto e a Associação Comercial do Porto criaram o Prémio cuja finalidade será destacar quem se evidencie no respeito pelos Direitos Humanos. Assim, pretende-se distinguir uma personalidade ou um consórcio de pessoas, nacional ou internacional, que se demarque na defesa dos Direitos Humanos, que contribua para a promoção da dignidade da Pessoa Humana, da Paz e do Diálogo Inter-Religioso e Ecuménico.

Ainda sem uma decisão final, uma vez que outras instituições podem também colaborar na promoção destePrémio anual, crê-se que o valor será superior a 75 mil euros.

No final, o palestrante foi presenteado com o livro Poemar o Douro, do Agrupamento, com dois livros do poeta Fausto José e uma medalha de Armamar, oferta do Município, e, claro, com as tradicionais maçãs da Associação dos Fruticultores de Armamar.

Pela Equipa da Biblioteca Escolar de Armamar

Padre José António Pontes

in Voz de Lamego, ano 87/53, n.º 4439, 5 de dezembro de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: