Eucaristia pelos benfeitores do Centro Diocesano de Promoção Social
“Em Vida, Irmão, em Vida”
Honrando o nosso princípio católico, o Centro Diocesano de Promoção Social, no passado dia 6 de novembro, juntou todas as suas respostas sociais, na tradicional Eucaristia pelos Benfeitores da Instituição.
Ao longo destas cinco décadas de existência, foram muitos os que por nós passaram, uns passageiramente, outros, à instituição, dedicaram toda a sua vida. Alguns ainda estão entre nós, outros já partiram. Não sendo possível nomear cada um deles, celebrámos a memória dos muitos colaboradores, professores, alunos e dirigentes, que fizeram do CDPS o que é hoje, uma instituição de referência, alargada a vários setores da comunidade, desde as crianças, passando pelos jovens até aos idosos. De modo mais particular, lembrámos neste momento de partilha, o nosso fundador, Monsenhor Ilídio Fernandes, o empreendedor, aquele que plantou a semente e transformou a ideia em realidade. A essência do CDPS é a ele que a devemos, ao homem, que no seu tempo, sonhou para lá dos horizontes estipulados. Outra memória presente foi a de D. António Francisco dos Santos, também ele presidiu aos destinos da nossa instituição. Foi o unificador. Os valores de solidariedade, bondade e partilha, base da nossa fundação, foram amplamente difundidos por si, em todas as suas ações.
Para lá da memória coletiva, estiveram presentes as intenções de cada um.
O poema diz que é em vida, que devemos amar, oferecermo-nos e ser e fazer felizes os outros. Mesmo sendo uma premissa sempre presente, às vezes, a imprevisibilidade da partida, não nos permite celebrar a vida e em vida. Nós agradecemos a possibilidade, que nos é dada, ano após ano, de unidos, partilharmos a recordação daqueles que já partiram e o tanto que nos deixaram. Deus lhes conceda a eterna recompensa.
A Direção do CDPS, in Voz de Lamego, ano 87/50, n.º 4436, 14 de novembro de 2017