Início > Ano Pastoral, Arciprestados, D. António Couto, Eventos, Igreja, Jesus Cristo, Jovens, Visitas Pastorais > Visita Pastoral de D. António Couto em Tarouquela e em Espadanedo

Visita Pastoral de D. António Couto em Tarouquela e em Espadanedo

A visita pastoral decorreu entre os dias 17 a 21 de Outubro. O Sr. D. António Couto visitou o  o centro escolar de Tarouquela e a Escola da Lavra em Espadanedo onde foi presenteado com duas calorosas receções por parte de toda a comunidade escolar. Foi visível a importância que teve a visita do nosso Bispo pelo cuidado demonstrado na sua preparação. As crianças na sua simplicidade fizeram as suas perguntas, cantaram e manifestaram a sua alegria de receber, ao qual foram correspondidas pela ternura e a proximidade do pastor: “estudai sempre toda a vida e sede felizes”.

Visitou também as juntas de freguesias, recentemente eleitas, desejando um profícuo trabalho em prol daqueles que neles depositaram a sua confiança. Benzeu as instalações do lar residencial CAO e SAD Nossa Senhora de Lurdes em Espadanedo, instituição que acolhe pessoas portadoras de deficiência e que contou sempre, desde a sua criação, com a parceria da diocese de Lamego. Foram momentos de uma beleza extraordinária de proximidade e de comunhão. Teve um encontro também com a direção da associação recreativa e cultural de Tarouquela visitando as suas instalações e de modo particular a sala de ensaio da banda de Tarouquela que é um ícone da freguesia e uma referência a nível nacional.

Momento alto da visita pastoral foi o encontro com os doentes, a visita ao cemitério e a administração da Santa Unção, em ambas as comunidades, que nas palavras do Sr. D. António Couto é “uma carícia de Deus”. Muitos, mesmo muitos acolheram a palavra do pastor e desmistificando a ideia da “ Extrema Unção” receberam essa  “carícia de Deus”.  As assembleias de paróquia também foram de extrema importância uma vez que o apelo do pastor foi no sentido de um maior compromisso com as coisas de Deus.

Desde as famílias a todos os setores da pastoral paroquial, todos foram estimulados a uma vivência mais profunda da doação aos outros: “ criai beleza, sede belos porque na beleza está Deus que vos ama. Criai redes de caridade, de amor, de visitação”. Todos saíram reconfortados e estimulados, conscientes do grande desafio e da grande missão que Deus nos dá. Sempre com boa disposição teve o encontro com os crismandos explicando a importância do sacramento do crisma e dos momentos que este abarca. Foram encontros de esclarecimento, de formação e de responsabilização para estes jovens que precisam cada vez mais de se darem a Cristo.

A visita pastoral terminou com a Eucaristia. Belos os tapetes que exemplificavam os sorrisos das gentes que recebiam o Seu Bispo. Ambas as cerimónias com as suas particularidades e especificidades foram belíssimas, tais como as palavras do pastor que exortou: “ como o cântico novo (salmo responsorial) temos de ser homens e mulheres novos. A exemplo de São Paulo temos de ser missionários e ir ao encontro do irmão. Batei à porta do coração”.

As comunidades de Santa Maria Maior de Tarouquela e de São Cristóvão de Espadanedo agradecem de coração e acolhem todos os gestos e ensinamentos do seu pastor e comprometem-se a serem cada vez mais Igreja, cada vez mais família. Esperemos que dá próxima vez que nos visitar já não conheça as comunidades. Obrigado Sr. D. António Couto.

 

Pe. Luis Pedro, in Voz de Lamego, ano 87/47, n.º 4433, 24 de outubro 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: