Início > Formação, Jovens > Obra Kolping reforça aposta no programa Erasmus +

Obra Kolping reforça aposta no programa Erasmus +

Nos dias de hoje, a globalização é um fenómeno inerente a milhões de pessoas. A livre circulação de informação, bens e seres humanos a toda a hora e por todo o mundo têm contribuindo nos últimos anos, para que este seja cada vez maior e irreversível. Um bom representante daquilo que a globalização, no geral, tem de positivo e onde permite, em particular, contribuir de forma profunda, é o programa Erasmus+. No geral porque permite a circulação de pessoas e de conhecimento pelos países Europeus e em particular porque contribui para o enriquecimento das várias culturas, quer ao nível do conhecimento das tradições no chamado interculturalismo, quer ao nível do multilinguismo e neste caso, do reforço dos valores europeus.

A Obra Kolping de Portugal é uma organização que atua em diversos campos de ação e tem como um dos seus diversos objetivos a promoção da inclusão social. Uma destas formas de promover a inclusão é feita através dos jovens, nomeadamente na participação no programa Erasmus+. Desde 2016 que a OKP possui uma acreditação do Serviço de Voluntariado Europeu sendo uma instituição que pode enviar, receber e coordenar jovens para fazerem voluntariado e intercâmbios. Este ano entre Fevereiro e o fim de Agosto a OKP recebeu três voluntários vindos da Grécia que durante sete meses trabalharam e deixaram a sua marca em diversas actividades que a Obra Kolping desenvolve diariamente. A participação no Banco Alimentar através da angariação e distribuição de alimentos pelos carenciados que a OKP ajuda todos os meses, as visitas ao Centro de Dia da OKP na aldeia de Castelo, em Moimenta da Beira onde cozinharam, animaram os utentes e asseando o espaço onde os utentes ficam durante o dia. Mas a sua maior intervenção foi no restauro e reabertura da Loja Social da Obra Kolping onde durante 2 meses se dedicaram à remodelação da infra-estrutura e à reorganização das roupas e restantes materiais a serem vendidos, garantindo um novo espaço para que a OKP cumpra a sua missão de melhorar a vida de quem mais precisa. Além desta intervenção nas actividades da organização os voluntários também tiveram oportunidade conhecer melhor o país, fazer novos amigos e participar em actividades com outros voluntários. Uma diversidade de experiências e conhecimentos que marcarão as suas vidas e a de todos os que com eles se relacionaram durante estes meses.

O sucesso deste projeto de voluntariado chamado “Solidary Ties” ou Laços Solidários prova que o Erasmus+ é uma excelente oportunidade para conhecer e ao mesmo tempo contribuir para fomentar os valores cívicos e praticar uma cidadania ativa em prol da inclusão, ao mesmo tempo que contribui para a globalização e cultivo a nível pessoal e profissional futuro daqueles que participam neste tipo de iniciativas. A OKP de Portugal possui ainda um espaço chamado “Eurodesk” nas suas instalações, onde um multiplicador durante quatro horas por semana está disponível para prestar informações e esclarecer duvidas dos jovens interessados em participar ou saber mais sobre as oportunidades no Erasmus+. A aposta da OKP neste projeto continua forte pelo que recentemente submeteu uma candidatura para a coordenação de um Intercâmbio entre vários países parceiros com um novo projeto designado “Art & Heart”.No dia 31 do presente mês vai promover duas sessões de informação sobre o programa Erasmus+  e o serviço de voluntariado junto dos jovens da cidade de Lamego durante o mês de Outubro, assim como a disseminação do projeto “Solidary Ties”.

Obra Kolping de Portugalin Voz de Lamego, ano 87/46, n.º 4432, 17 de outubro 2017

Categorias:Formação, Jovens Etiquetas:,
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: