Início > Opinião, Vida > Um reparo: resultados eleitorais

Um reparo: resultados eleitorais

Os eleitores foram às urnas de voto e escolheram os responsáveis pelo poder local para os próximos quatro anos. Se a alguns foi renovada a confiança para permanecerem nos cargos, a outros foi dada a possibilidade de concretizar promessas feitas, numa natural rotatividade democrática. E isso aconteceu um pouco por todo o lado.

Na cidade de Lamego, das cinco candidaturas à presidência do Município, apenas três delas foram contempladas com lugares na Vereação: 3 lugares para a lista vencedora, cujo candidato era apoiado pelo PS, dois lugares para a lista do candidato do PPD/PSD e dois para a lista da coligação CDS-PP/PPM.

Tais resultados não deram maioria absoluta ao vencedor, o que deixa antever negociações ou possíveis coligações, senão permanentes pelo menos pontuais, para determinadas decisões e aprovações. Se tal situação aparenta contratempo para quem anseia decidir rápido, a verdade é que a busca de consensos pode beneficiar um leque mais alargado de propostas e de destinatários.

De notar ainda que a abstenção diminuiu entre nós, acompanhando a tendência nacional. Por outro lado, comparando os dados de 2017 com os de 2013, constata-se a diminuição de eleitores inscritos em todos os concelhos, o que quantifica a crescente e sentida desertificação das nossas terras.

A nível nacional muito se falou dos resultados nas grandes cidades, o que pode levar a pensar que o nosso país se resume a meia dúzia de quilómetros quadrados ou que determinados candidatos e munícipes serão mais importantes que outros.

A política, no seu verdadeiro sentido, é a arte de servir o bem comum. Muito longe, por isso, dos jogos, interesses particulares ou influências que, às vezes, a caracterizam de forma imprópria e negativa.

Louvamos todos quantos, nas nossas aldeias, vilas e cidades se disponibilizaram para servir a causa pública e se apresentaram com sugestões e ideias.

JD, in Voz de Lamego, ano 87/45, n.º 4430, 3 de outubro 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: