Cáritas de Lamego: Um Adeus ao Amigo D. António Francisco
Passaram-se uns escassos dias desde que o Senhor D. António Francisco nos deixou. Parece ainda um sonho, a verdade é nua e crua, Deus achou por bem levá-lo para junto de Si, mas para nós foi um choque, foi como se de um membro da nossa família se tratasse.
Um Homem e um Amigo especial para muitos que com ele privaram, e não foram poucos, sim, o Sr. D. António tinha – os em muitos locais, desde a terra que o viu nascer até aos lugares mais diversos. Era uma pessoa afável, simples, serena e disponível para escutar, para dialogar, para aconselhar, em suma, uma pessoa cheia de conhecimento, de afazeres inerentes aos cargos desempenhados, mas sempre com um sorriso expresso no rosto, olhar atento e preocupado com os mais frágeis, com os pobres e famílias mais vulneráveis.
Não foi por acaso que há bem pouco tempo tenha sido designado pela Conferência Episcopal, Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana. Na sua última entrevista concedida à Agência Ecclesia, face ao novo desafio que acabava de abraçar, referiu: “ …Iniciei o meu trabalho há um mês… Estamos a dar passos e temos preocupações, mas temos também sonhos e propósitos. Temos também um desejo muito grande de trabalhar e estar presente neste espaço tão necessário como é a ação socio-caritativa da Igreja. Temos de ter capacidade de lermos a realidade e escutarmos o mundo. Temos de estar disponíveis para dar resposta às novas formas de pobreza e aos novos desafios da sociedade moderna.”
É nesta senda que, inspirados na postura do Sr. D. António Francisco face aos desafios dos dias de hoje, num mundo tão desprovido de valores, a Cáritas Diocesana de Lamego procurará exercer a sua missão junto dos que mais precisam.
Obrigado Sr. D. António e que Deus o tenha na Sua Infinita Glória.
Isabel Duarte Mirandela da Costa
Cáritas Diocesana de Lamego
in Voz de Lamego, ano 87/43, n.º 4428, 19 de setembro 2017