Jubileu Jovem no Santuário de Fátima
No dia 9 e 10 de setembro, o santuário de Fátima dinamizou pela primeira vez o Jubileu Jovem 2017, com o tema O segredo da paz, o caminho do coração. Esta peregrinação juntou cerca de 3000 jovens de todo o país, na casa da Mãe, com a intenção de que cada um de nós pudesse percorrer durante aqueles dois dias o caminho para a paz, que é sem dúvida o caminho do coração. Foi um encontro com muitos jovens mas acima de tudo um encontro com nós mesmos.
O santuário de Fátima durante esses dois dias disponibilizou vários encontros/ atividades que nos ajudavam a percorrer melhor o caminho do coração. No sábado, dia 9 quando chegámos a Fátima fomos acolhidos no Centro Pastoral de Paulo VI onde nos foram dadas algumas orientações, durante a tarde tivemos à disposição vários encontros que podíamos frequentar, como por exemplo o sacramento da reconciliação, adoração eucarística entre outros, foi uma espécie de iniciação do nosso caminho… tivemos também a oportunidade de ouvir uma Irmã que nos falou e explicou, o que é afinal isto de encontrar a paz… A Irmã disse que para ter paz, não era simplesmente não nos aborrecermos com nada, ou dizer “Deixa-me em paz” que alcançaremos a paz. Então falou-nos que há cem anos atrás Nossa Senhora apareceu ali, para pedir a paz e ensinou aos Pastorinhos como a alcançar, acima de tudo temos que confiar Nele, mesmo que as vezes tudo pareça incerto, porque Deus está sempre connosco e chama-nos todos os dias ao amor e esse é certamente o caminho.
No sábado à noite, foi nos proposto a experiência de participar na oração do terço, e da procissão das velas um momento de pura meditação que nos levou ao encontro com nós mesmos, com Deus e com a nossa Mãe. A terminar já a noite, mas não terminando certamente, visto que iríamos todos fazer direta para o dia seguinte, fomos todos juntos e em grande alegria para o concerto dos artistas António Zambujo e Miguel Araújo, tivemos oportunidade de os ouvir mas não só, tivemos oportunidade de tocar e cantar com eles.
Depois de muita alegria e euforia, seguiu-se um momento de encontrarmos a serenidade e o silêncio. Fizemos a via-sacra no caminho dos Pastorinhos, um caminho que serviu para refletirmos e meditarmos em silêncio sobre nós mesmos, sobre os acontecimentos da nossa vida. Percorremos assim um caminho de amor, um amor que Deus tem para connosco e que nós devemos leva-lo aos outros e é assim que o nosso coração se sente em paz, é acolhendo e oferecendo.
Com o nascer do dia, podemos contemplar, a linda imagem do sol a iluminar o topo da Cruz Alta, é parecida igualmente com a luz que Jesus Cristo nos guia, com a luz que sentimos dentro de nós e é o caminho dessa luz que devemos seguir, um caminho de puro amor para com Ele.
Depois de termos passado a madrugada com o nosso Amigo, era tempo de repousar um pouco, e recarregar energias para os momentos que iríamos viver a seguir. Vivemos novamente o rosário seguidamente com a Eucaristia, com uma luzinha tão forte no nosso coração, quase impossível de imaginar.
De tarde decorreu a festa de despedida que juntou todos os jovens que fizeram o convívio fraterno, foi um momento muito alegre em que pudemos conhecer convivas de outros sítios do país, levamos também àquele encontro a cruz dos convívios fraternos que irá percorrer o país, assim como irá estar também na nossa diocese e no estrangeiro.
A estadia em casa da Mãe estava prestes a terminar, mas todos nós tínhamos a certeza de que a luz que sentíamos naquele momento no nosso coração, viria connosco e que a teríamos que levar para a nossa diocese e assim levar o amor e a paz de Deus aos outros.
Daniela Cairrão, Resende, in Voz de Lamego, ano 87/42, n.º 4427, 12 de setembro 2017