Início > Editorial, Eventos, , Igreja, Opinião > DEVOÇÃO E DIVERSÃO | Editorial Voz de Lamego | 29 de agosto

DEVOÇÃO E DIVERSÃO | Editorial Voz de Lamego | 29 de agosto

Regresso do Jornal Diocesano, Voz de Lamego, ao nosso convívio, depois de duas semanas de descanso dos que o produzem. Regressa com a imagem gráfica renovada, com a preocupação de levar aos diocesanos notícias, reflexões, eventos, envolvendo todos na vida da Igreja e da sociedade.

Como editorial, o Pe. Joaquim Dionísio, a contextualização e o diálogo da devoção com a diversão.

DEVOÇÃO E DIVERSÃO

As festas da cidade de Lamego estão a decorrer, motivando a participação dos locais e de tantos que acorrem de perto e de longe. E, como habitualmente, muitas são as propostas agendadas para promover a diversão, proporcionar o convívio e testemunhar a alegria.

Mas o centro será sempre aquela que associamos a Lamego, Nossa Senhora dos Remédios, com o belo santuário onde se venera, a imponente escadaria que convida a subir ou o verde e arejado parque onde o repouso se experimenta.

É verdade que, também nestes dias, alguns poderão passar e festejar sem lembrar a Mãe: porque o olhar não contemplou mais alto, porque a diversão esgotou o tempo, porque a fé anda algo adormecida, porque Deus pode perturbar a autonomia, porque a opinião dos outros conta demais, porque a aflição já passou, porque a gratidão não se assume, porque isso de rezas é para os outros…

Mesmo assim, a Mãe não os esquecerá. E, por isso, continuará atenta e solícita a tantas situações de vida, acompanhando e intercedendo.

Mas importa também louvar e agradecer o belo testemunho de tantos e tantos que, a sós ou em grupo, na flor da idade ou já marcados pelo tempo, a qualquer hora do dia, em voz alta ou em silêncio, com sorrisos ou em lágrimas, com movimentos rápidos ou gestos pausados se assumem na sua fé e demonstram a sua devoção filial.

Talvez façam menos ruído e os cartazes não divulguem os seus rostos, mas estes peregrinos de Nossa Senhora dos Remédios sabem que só assim poderão viver plenamente a festa, sem deixar de participar noutros eventos e de viver com alegria outros momentos.

A fé cristã e a devoção que a habita não excluem a sã diversão.

in Voz de Lamego, ano 87/40, n.º 4425, 29 de agosto 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers gostam disto: