Início > Ano Pastoral, Arciprestados, Dia da Família Diocesana, Igreja, Notícias, Peregrinações > Peregrinação da Zona Pastoral da Pesqueira ao Santuário de Fátima

Peregrinação da Zona Pastoral da Pesqueira ao Santuário de Fátima

Na data prevista, dia 17 de junho, devido à falta de autocarros disponíveis,os fiéis da Zona Pastoral de S. João da Pesqueira não puderam viver,com os demais fiéis da nossa Diocese, o Dia da Família Diocesana em ano do Centenário das Aparições.

Neste sentido, os párocos dessas comunidades agendaram uma data posterior e, no passado dia 23 de julho, peregrinaram até ao Santuário de Fátima para assim viverem esse dia em espírito de comunidade e para o celebrar com Jesus e na presença da Mãe de Deus.

Saídos das diversas comunidades e chegados ao Altar do Mundo, pude presenciar, com imensa alegria, a ânsia que todos tinham de, em primeiro lugar, visitar a Mãe, rezar ao Senhor, cumprir as suas promessas ou agradecer todas as graças concedidas, até à hora da Eucaristia, prevista para as 12h 30 min.

Presidiu à celebração eucarística, na Basílica da Santíssima Trindade, o senhor Padre Amadeu Castro acompanhado pelos sacerdotes das diversas comunidades, que na sua homilia, fez uma referência às leituras do XVI domingo, que nos convidavam a descobrir o Deus paciente e cheio de misericórdia, que não marginaliza o pecador mas que o integra na comunidade do “Reino” e o Evangelho de São Mateus que propunha para nossa meditação a parábola do trigo e do joio, a qual nos transmite que no Reino de Deus o bem e o mal se misturam mas que Deus nos convida a sermos pacientes e humildes nos nossos juízos, aceitando o outro tal como ele é, aceitando o desafio de Deus a cooperarmos na sua missão, pondo os nossos olhos neste Deus de bondade, respeitando os pecadores e os maus, ajudando-os à sua conversão.

Terminada a Eucaristia, fonte de alimento espiritual, foi o momento de alimentar o nosso corpo físico com o que cada um preparou.

Após o almoço, cada um, livremente, continuou as suas visitas pelos diferentes espaços do Santuário e comprou as suas recordações e, por volta das 16h30m, iniciou-se o trajeto de regresso, com a boa disposição e alegria.

Uma palavra de agradecimento aos sacerdotes pelo empenho que tiveram na organização e vivência deste dia e ao Município de S. João da Pesqueira pelacedência do transporte gratuito aos seus munícipes. Bem haja a todos.

Flávio Sequeira, in Voz de Lamego, ano 87/39, n.º 4424, 8 de agosto 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: