Início > Ano Pastoral, Evangelho, Eventos, Formação, Igreja, Movimentos Eclesiais, Nossa Senhora, Peregrinações > Peregrinação Nacional do Movimento da Mensagem a Fátima

Peregrinação Nacional do Movimento da Mensagem a Fátima

O homem é um peregrino sobre a Terra.

A Peregrinação é uma experiência religiosa universal, é a expressão típica da religiosidade popular. Pressupõe uma caminhada de conversão em direção a Deus, desde a sua preparação à viagem e, por fim após a chegada, ao dia a dia e vida daquele que a fez – o peregrino.

As suas raízes encontram-se na própria Bíblia. Desde Abraão que deixa a sua terra, a casa paterna e se põe a caminho para o lugar que Deus lhe indica, a terra de Canaã. O Povo de Deus caminhou em direção à terra prometida. O fenómeno das peregrinações está presente em toda a história do cristianismo. Nos nossos dias faz-se, sobretudo, em direção aos santuários.

O Movimento da Mensagem de Fátima, neste ano da celebração do Centenário das Aparições em Fátima, quis fazer reflectir todos os Mensageiros, sobre o sentido e o motivo que lhe deu origem, indo às fontes da Mensagem. Nesse sentido têm decorrido, durante este ano, várias atividades abertas a todos os que quiserem participar.

“Peregrinações” é um dos campos do apostolado deste Movimento. A Peregrinação Nacional do Movimento da Mensagem a Fátima é o ponto de encontro e também o ponto alto deste caminhar constante para Deus, na vivência do Evangelho, que deverá ser a vida de todo o Mensageiro, esta, decorreu em Fátima, nos dias 15 e 16 do mês de julho. A Diocese de Lamego esteve presente com um bom grupo de Mensageiros, acompanhados pelo Assistente Espiritual. Depois da visita aos lugares onde viveram os três pastorinhos, em Aljustrel, fez-se uma  caminhada a pé até ao Santuário, entrando pelo pórtico situado na Cruz Alta, rezou-se, cantou-se e fizeram-se momentos de reflexão e silêncio.

Nos dias 28 e 29 de julho, fez-se a peregrinação a Balazar, Tuy, Pontevedra e Santiago de Compostela, com a participação de 48 Mensageiros de vários lugares da Diocese de Lamego e Vila Real.

Em Balaza,r visitou-se a casa onde viveu com sua mãe e irmã, a Beata Alexandrina, numa vida de amor sofrimento e reparação, em oferta a Deus e pela salvação das almas. A celebração da Eucaristia, na Igreja Paroquial onde está sepultada a Beata, foi um momento importante desta peregrinação.

A viagem continuou para Tuy e Pontevedra com a visita aos lugares onde viveu a Irmã Lúcia, e onde Nossa Senhora lhe apareceu e lhe pediu a reparação ao Seu Imaculado Coração, através da devoção dos cinco 1ºs sábados. Celebrou-se a Eucaristia numa das Capelas da Casa das Aparições. No regresso, fez-se uma paragem em Santiago de Compostela para visita ao santuário. Momentos de reflexão, oração e alegre convívio marcaram estes dois dias de peregrinação que foi do agrado de todos os que nela participaram.

No segundo sábado de Outubro dia 14, iremos em peregrinação diocesana ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Esperamos a participação dos Mensageiros, suas  famílias e amigos.

Assim, caminhando com Nossa Senhora, vamos caminhando para Deus.

 

O Secretariado Diocesano, in Voz de Lamego, ano 87/38, n.º 4423, 1 de agosto 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: