Início > Ano Pastoral, Catequese, Eventos, , Igreja, Jesus Cristo, Jovens, Mensagem, Sacramentos > Saudação do Grupo Almacave Jovem aos novos crismandos

Saudação do Grupo Almacave Jovem aos novos crismandos

Jovens amigos,
que hoje recebestes o Dom do Espírito Santo

Também nós, grupo Almacave Jovem, ficamos felizes, neste dia em que recebestes o Sacramento da Confirmação. Um dia, recebemos também nós a Força do Espírito que nos faz testemunhas de Jesus ressuscitado. Sexta-feira, à noite, estivemos em vigília convosco, pedindo ao Espírito Santo que a todos nos ilumine com os seus dons. Hoje, mais do que nunca, somos desafiados a ser mais fortes e a não deixar que essa luz que nos habita esmoreça. Vivemos num mundo que gira a alta velocidade, indiferente ao sofrimento de quem passa. Indiferente ao grito desse Amor que chama, que impele, que procura e não encontra. Um Mundo que se vai deixando esmagar pelas trevas. Somos cada vez mais urgentes! Precisamos de despertar desse sono e ir, sem medo, dar tudo – “dar sempre seis”! Que nunca vos passe pela cabeça que o vosso gesto não faz diferença, que as vossas mãos não são necessárias, que a vossa vida não é capaz de marcar outras. “Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum (…) Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo.”
Hoje, mais do que nunca, deveis sentir a força desse espírito que nos empurra, que nos corta as amarras e nos leva por caminhos que nunca pensámos percorrer; que nos levanta, mesmo quando pensamos já não ser mais capazes de caminhar. Ele vive em nós! Escutai-O no silêncio e sabei que jamais caminhareis sozinhos. E que por maiores que sejam as tempestades, nunca nada será maior que o Amor que Deus tem por cada um de nós. Que este dia fique tatuado nas vossas vidas como um compromisso de Amor que deve guiar-vos para sempre. Carregai bem alta essa luz que rasga as trevas e senti que nada será capaz de vos separar do Amor de Deus.

Tivemos ao longo deste ano a oportunidade de estarmos convosco mais vezes e vivermos, em conjunto, a alegria de sermos jovens cristãos, comprometidos com a vida da igreja, e mais particularmente com a vida da nossa comunidade paroquial. Pudestes descobrir que ser cristão é mais do que cumprir uma lista de preceitos. Ser cristão é ser feliz! É estar onde os outros estão e ir ao encontro dos que não estão! É nunca baixar os braços. É confiar. É dar a vida!
No retiro que fizemos em conjunto, nos dias 31 de Março, 1 e 2 Abril, no Seminário de Resende, demos-vos a conhecer o nosso grupo e as atividades que desenvolvemos na paróquia, e que mais uma vez vos lembramos, entre outras:

  • A animação litúrgica da Eucaristia dos jovens, aos sábados
  • A colaboração na catequese paroquial.
  • Momentos de oração de Taizé, mensais, abertos à comunidade.
  • A visita aos doentes.
  • A recolha mensal de alimentos para o Banco Alimentar da Paróquia.
  • Tempos de reflexão e retiros.
  • Momentos de diversão, de cultura e de desporto.
  • Participação nas actividades do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil

Para que este espírito não desfaleça, todas as sextas-feiras, pelas 21h30 reunimo-nos no Centro Paroquial de Almacave. Alguns nós vimos todas as semanas de longe, porque estudamos nas faculdades, mas esta situação nãos nos impede de estarmos presentes, porque somos, para além de um grupo cristão, um grupo de amigos.

A partir de hoje o grupo abre-se a vós. A vossa vida como jovens cristãos não acaba no dia do Crisma – é aqui que o vosso compromisso começa. Por isso, vos convidamos a integrar o Grupo Almacave Jovem. Embora alguns de vós já o façam, esperamos por todos, sem exceção, já no encontro da próxima sexta-feira, dia 16.
Sejamos no mundo, como nos desafiava o Papa Francisco no passado dia 13 de maio, em Fátima, “sentinelas da madrugada que sabem contemplar o verdadeiro rosto de Jesus Salvador, aquele que brilha na Páscoa, e descobrir novamente o rosto jovem e belo da Igreja, que brilha quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica no amor”. Deixai-vos apaixonar pela beleza inesgotável do Amor de Deus. Que Ele reforce o nosso ardor missionário para a aventura do anúncio da Boa Nova de Jesus, tal como aconteceu com os Apóstolos no dia da sua Confirmação, o dia do Pentecostes. Esperamos por cada um de vós!

Um grande abraço do vosso grupo,

Almacave Jovem

in Voz de Lamego, ano 87/31, n.º 4416, 13 de junho 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: