Início > Ano Pastoral, Catequese, Eventos, , Formação, Igreja, Jesus Cristo, Jovens > Comunidade Paroquial de Almacave: Festas da Catequese

Comunidade Paroquial de Almacave: Festas da Catequese

Estando próximo o fim do ano Catequético, com as festas da Profissão de Fé e da Confirmação, a Paróquia de Almacave promove a sua habitual Festa de Fim de Ano, onde Catequizandos e família convivem e fazem tempo de vivência em Comunidade.

Assim,  no dia 27 de Maio, decorreu a festa/convívio, no Parque Isidoro Guedes, onde se concentraram as famílias, catequistas, diácono  e sacerdotes  para assim, agradecerem mais um ano de percurso de Fé, só que em diversão conjunta com os escuteiros do Grupo 140. Foram estes os promotores de alguns Jogos tradicionais, da organização do espaço, dos momentos lúdicos a que se acrescentaram os tão desejados insufláveis, carrinhos, pinturas faciais e balões.

Música, diversão e muita animação foram depois completados pelo lanche, partilha de todos os participantes, que sempre se dispõem a preparar as iguarias que retemperam as forças a todos os que por ali apareceram.

Cada vez há mais a consciência de que a Fé se transmite pela Tradição da Igreja, pela Catequese e pela Palavra mas, percebe-se a necessidade de estabelecer tempos de convivência para que se conheçam as famílias dos catequizandos, dado que a Comunidade cada vez mais extensa  nem sempre permite esse contacto e conhecimento.

Perante o abandono da Igreja de tantas das nossas crianças e jovens, urge fazer Encontro, mesmo que promovido em situações diferenciadas, nomeadamente em alegria, tal como nos é referido na Carta Pastoral da Conferência Episcopal “A Alegria do Encontro com Jesus Cristo”.  Neste espaço de convívio se ouvem pessoas, se conversa e trocam perpetivas, se partilham conhecimentos, mesmo de pessoas que se desconhecem da Paróquia, quer dos seus problemas e situações de vida.

Por aqui tivemos ainda a colaboração da Câmara Municipal de Lamego, quer na cedência do espaço ou dos seus recursos físicos e humanos,  para que tudo estivesse pronto. A todos eles e ao Grupo de Escuteiros 140 de Lamego, a nossa gratidão pelo empenho e carinho para o sucesso desta festa.

Assim finalizamos em muita alegria e divertimento, um tempo de Catequese marcado por momentos de estudo, de reflexão, de oração e de convívio, esperando que as famílias não esqueçam a sua Missão de Educadores Cristãos, ao longo do tempo de férias.

Esperamos iniciar o ano Catequético novamente em finais de Setembro, deixando desde já o convite a mais catequistas que possam colaborar na missão da Evangelização, pois as nossas mais de seis centenas de crianças e adolescentes  bem o merecem e precisam.

Teremos ainda a Peregrinação Diocesana/Paroquial a Fátima, no dia 17 de Junho e a Ordenação Sacerdotal do nosso Diácono Luís Rafael Azevedo, no dia 2 de Julho, que esperamos sejam momentos de muita participação da Comunidade Paroquial.

Boas férias da Catequese para os nossos Catequizandos mas que as famílias não esqueçam: Jesus não tem Férias!!!  Está sempre à espera do Encontro…

Isolina Guerra, in Voz de Lamego, ano 87/29, n.º 4414, 30 de maio de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: