Início > Educação, Formação, Jovens > Jornadas Culturais da ESFOSOL e da ESCOPAL – Por uma Vida em Segurança –

Jornadas Culturais da ESFOSOL e da ESCOPAL – Por uma Vida em Segurança –

A tradição ainda é o que era e dando-lhe continuidade, nos dias 25 e 26 de maio, decorreram mais umas Jornadas Culturais das Escola de Formação Social e Escola Profissional de Lamego. O tema trabalhado foi “Por uma Vida em Segurança” e este foi o fio condutor para as atividades desenvolvidas.

Mais uma vez, e tentando agradar a todos os públicos, tentou-se uma diversificação do programa. Houve atividades lúdicas, desportivas, de formação e de demonstração. Foram várias as entidades que se predispuseram a colaborar connosco, para que juntos mostrássemos aos nossos jovens e à comunidade, que pequenos gestos diários poderão fazer a diferença. No dia 25, depois da habitual caminhada da Rina até ao centro da cidade, tivemos a colaboração de um Grupo Operacional Cinotécnico, Unidade Especial de Polícia, vindo do Porto, que fez uma demonstração sobre a aplicação dos cães no quadro de competências da PSP. Ao final da tarde, retemperaram-se forças com a 14.ª Mostra de Produtos Regionais, apenas possível, com a colaboração de produtores da região das mais variadas áreas, desde os vinhos, passando pelos enchidos, fumeiros, fruta, queijos, padarias e pastelarias. No início da noite, realizou-se um Café Concerto, que teve como palco de fundo o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Foi um momento preenchido com o talento dos nossos formandos, eles representaram, cantaram, declamaram poesia, tocaram e animaram o público presente.

Como nem só de entretenimento vivem estes dias, na sexta-feira, decorreram, no auditório do Museu Diocesano, três palestras. A primeira, a cargo da Escola Segura, através dos Agentes Cardoso e Silva, subordinada ao tema “Violências”, a segunda, da responsabilidade da CPCJ, através da Dra. Ascensão Amaral e da Dra. Maria Batista, que falaram de “Alienação Parental”. A manhã ficou completa com a parte teórica de um Mass Training em Suporte Básico de Vida, pelo INEM. Os seus técnicos, que se disponibilizaram a estar presentes, vieram das mais variadas partes do Norte do país, e à tarde, ensinaram, aos nossos formandos, as técnicas e as ferramentas para o socorro e auxílio das vítimas.

Estas Jornadas não seriam possíveis de realizar sem a inestimável colaboração de várias instituições, que desde o primeiro contacto foram incansáveis. Foram elas, a Polícia de Segurança Pública, quer do programa Escola Segura, quer do Grupo Operacional Cinotécnico, o INEM, que disponibilizou operacionais, vindos de várias partes do Norte do país, a Câmara Municipal de Lamego, a Paróquia da Sé, os Bombeiros Voluntários, a CPCJ, o Museu Diocesano e o Centro Diocesano de Promoção Social. A todas agradecemos o apoio e a amizade.

Um outro agradecimento vai para os nossos formandos, os nossos formadores e os nossos colaboradores, que foram incansáveis na dedicação e disponibilidade, para que tudo corresse de acordo com o idealizado.

Mais um ano passou e a promessa mantém-se, a ESFOSOL e a ESCOPAL mantêm a sua firme intenção de continuar a ser referência na formação de jovens, não só como profissionais de topo, mas também como cidadãos ativos, conscientes e dedicados à vida e à comunidade.

As Direções da ESCOPAL e da ESFOSOL,

in Voz de Lamego, ano 87/29, n.º 4414, 30 de maio de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: