Início > Centenário das Aparições, Editorial, Eventos, , Igreja, Jesus Cristo, Nossa Senhora, Notícias, Papa Francisco, Santuários > MISSÃO E COMPROMISSO | Editorial Voz de Lamego | 16 de maio

MISSÃO E COMPROMISSO | Editorial Voz de Lamego | 16 de maio

A peregrinação do Papa Francisco a Fátima é um dos momentos mais importantes da vida da Igreja em Portugal e com reflexos em todo o mundo. O Centenário das Aparições e a canonização de Francisco e Jacinta marcaram indelevelmente este mês de maio, culminando nos dias 12 e 13, mas que vinha a ser preparado há alguns anos. O convite ao Papa e a sua decisão em se fazer peregrino multiplicaram a participação dos crentes e não crentes, com ampla divulgação nos meios de comunicação social…O Pe. Joaquim Dionísio, no Editorial desta semana da Voz de Lamego, faz eco da vinda do Papa Francisco, como peregrino, convidando-nos a ler e refletir as palavras pronunciadas pelo Papa no Santuário de Fátima:

MISSÃO E COMPROMISSO

Nas páginas deste jornal, a exemplo de tantos outros, teremos a oportunidade de encontrar palavras e imagens marcantes da recente peregrinação do Papa Francisco ao Santuário de Fátima.

Apesar da idade, das limitações físicas e das poucas horas entre nós, o “homem vestido de branco” marcou a actualidade e ritmou a vida de quem o esperou e acompanhou naquele local, bem como a de quantos o seguiram através dos meios de comunicação.

Durante as horas de espera para “ver o Papa”, os jornalistas questionam os presentes sobre a fé e as motivações para aguardar Francisco. O que tem este homem frágil que tanto atrai? E se escasseiam as palavras para verbalizar a experiência da fé, tudo é diferente quando se trata do Papa: a simplicidade cativa, a proximidade atrai e as intervenções questionam e edificam.

As entrevistas rápidas e os contínuos comentários são unânimes em sublinhar a simplicidade, o discernimento e a proximidade de Francisco, tão presentes nos gestos e opções que protagoniza, nas palavras claras e oportunas que escolhe para dizer a alegria da fé, no silêncio que guarda, na misericórdia divina que anuncia e na confessada confiança na humanidade.

Mas se a figura de Francisco atrai, valerá também a pena reler e meditar as palavras proferidas na oração proclamada na Capelinha das Aparições, na alocução que antecedeu a recitação do Terço e na homilia do dia 13.

Em todos os momentos sobressai o desejo de uma Igreja que se quer em saída para o mundo e para a vida, enfrentando desafios e dificuldades, confiando na infinita misericórdia divina e imitando o exemplo crente e discipular de Maria.

Uma missão que também o Santuário de Fátima pode e deve cumprir, ajudando os peregrinos a ver mais longe que o incenso ou as velas que ali se queimam e comprometendo-se com a missão de chegar a todas as periferias.

 in Voz de Lamego, ano 87/27, n.º 4412, 16 de maio de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: