Caminhar com Maria em Lamego

O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios quis associar-se à celebração do Centenário das Aparições, em Fátima, e programou, entre maio e outubro deste ano, uma procissão mensal, seguida de uma conferência com diferentes protagonistas. O encontro está marcado para os dias 13 de cada mês, à excepção de Maio, em que o acontecimento decorreu no dia 04, tal como anunciado e aqui divulgado pelo Serviço de Apoio ao Santuário.

À hora marcada, pelas 21h00, muitos foram os fiéis que aceitaram o convite e se juntaram para a procissão de velas, presidida por D. António Couto. Entre os presentes, um numeroso grupo de homens e mulheres que, com uma t-shirt apropriada, se identificavam como peregrinos em vésperas de iniciarem a caminhada até Fátima. E foram eles que transportaram o andor com a imagem de Nossa Senhora de Fátima que seguia atrás da cruz e dos escuteiros e à frente da restante assembleia. Durante o percurso rezou-se o Terço, meditando cada Mistério a partir do livro de apoio para este mês que a Conferencia Episcopal editou e distribuiu.

Já no interior da igreja do Santuário dos Remédios todos se ajoelharam e rezaram diante do Santíssimo Sacramento, recebendo a Sua Bênção. Após este momento, muitos dos que participaram na procissão já não ficaram para o que se seguiu.

Depois, e tal como previsto, a oportunidade para escutar o nosso bispo falar de Maria, aquela que sabe acolher o Outro, está atenta aos outros e guarda o importante da vida. Para isso, um coração pronto a encher-se com o bem e a deixar-se ocupar pela revelação de Deus Amor. E caminhar com Maria de Nazaré é tentar imitar tal postura e adoptar o seu exemplo.

No final da breve conferência, atendendo ao avançar da hora e à necessidade de levantar cedo por parte de alguns, foram abençoados os peregrinos presentes, pedindo ao Senhor que os acompanhe e desejando a todos uma profícua experiência espiritual.

Antes da despedida, os responsáveis do Santuário dos Remédios, agradecendo a presença e a palavra a D. António Couto, ofereceram-lhe uma lembrança e convidaram-se a assinar o Livro de Honra dos Visitantes.

Na mesma altura, o Reitor, Padre João António Teixeira, renovou o convite para os dias 13 dos próximos meses, anunciando que em junho e em julho ali estarão a Ir. Ângela Coelho e o Eng. Fernando Santos, respectivamente, para as conferências que se seguirão às procissões de velas.

JD, in Voz de Lamego, ano 87/26, n.º 4411, 9 de maio de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: