Vigília de Oração pelas Vocações em Nespereira
- Realizou-se no sábado passado, dia 6 de Maio, na paróquia de St.ª Marinha de Nespereira, arciprestado de Cinfães, a vigília diocesana de oração pelas vocações. Àquela igreja acorreram o Provigário da nossa diocese, Pe. João Morgado, em representação do Sr. Bispo, seminaristas e equipas formadoras dos dois Seminários da nossa diocese, Menor de Resende e Maior de Lamego, o pároco Pe. Augusto Marques, e alguns sacerdotes do arciprestado que se uniram aos fiéis daquela localidade para louvarem o Senhor da Messe pedindo-Lhe que encoraje mais homens e mulheres a dizer “sim” à questão “Quereis dar-vos a Deus?”. Importa lembrar que a vocação é dom de Deus que chama em vista da felicidade e realização pessoal de cada Homem por Ele amado… cooperando na construção do Seu Reino, nomeadamente pelo caminho do matrimónio, do sacerdócio, da vida religiosa consagrada e do laicado consagrado.
A Vigília iniciou-se pelas 21:00h. Seguiram-se-lhe momentos da oração, entoação de cânticos, leitura de passagens da Sagrada Escritura e reflexão diante de Jesus exposto na sagrada custódia. O seminarista Marcelo Moutinho também tomou da palavra para falar sobre a sua vocação onde definiu vocação como “Um grito de Deus ao ouvido da pessoa chamada”, terminando com uma frase de Rabindranath Tagore “Adormeci e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era serviço; servi e vi que o serviço era uma alegria.”.
E por fim para terminar a noite, houve um momento de convivo proporcionado pelo Padre Augusto, onde nos deliciou com uma ceia. Agradecemos assim a hospitalidade de todas as pessoas da paróquia e em especial ao Padre Augusto.
Continuem a rezar pelas vocações que nos continuaremos a rezar por todos vós.
Marcelo Moutinho (1º ano) et João Pereira (3º ano)
Seminaristas do Seminário Maior de Lamego,
in Voz de Lamego, ano 87/26, n.º 4411, 9 de maio de 2017