Início > Eventos, Igreja, Oração, Testemunho, Vida, Vida Consagrada > 100 Anos da Ir. Cristina Simões

100 Anos da Ir. Cristina Simões

No dia 25 de abril de 2017, a Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena teve a alegria de festejar os 100 anos de nascimento da Ir. Cristina Augusta Simões. Foi um dia de Júbilo e de Ação de Graças, um dia de Festa, abrilhantado pela Paróquia de Castro Daire (incluindo o grupo coral), a Santa Casa de Misericórdia, a Filarmónica local, os Escuteiros, a Irmandade do Senhor dos Passos, a família biológica e todo o povo que se empenhou e se quis juntar neste dia para manifestar o seu carinho e ternura para com a Ir. Cristina.

Amável e bem disposta, a Ir. Cristina Simões tem deixado à sua passagem um perfume de bom humor, alegria, simpatia e gratidão, que a torna querida e amada por todos. Feliz e realizada com a sua vocação e opção de vida, não se cansa de recitar o seu poema preferido: “O meu amor é Jesus, eu com ele estou contente… o meu amor nunca morre, tenho um amor para sempre.”

Este poema foi referido algumas vezes durante a celebração da Eucaristia que se realizou às 10h.30m na Igreja de Castro Daire. Presidiu um Padre Dominicano, Fr. José Filipe da Costa Rodrigues e concelebraram 7 padres: Pe. Carlos Caria, Pe. João Carlos Morgado, Pe. José Abrunhosa, Pe. Adriano Cardoso, Pe. João André, Pe. Francisco Marques e Pe. André Pereira. Esteve presente a Superiora Geral da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Ir. Rita Mª Nicolau, a Superiora Provincial, Ir. Clarinda Gaspar e um grupo de 25 Irmãs de diferentes locais, as entidades acima referidas e cerca de três centenas de fiéis.

Na homilia, o Fr. Filipe, op situou o nascimento da Ir. Cristina que ocorreu pouco tempo antes das aparições de Nossa Senhora em Fátima e um ano depois da morte da Madre Fundadora, Teresa de Saldanha. Lembrou a sua vida de entrega ao serviço do outro, da qual 34 anos foram vividos na Comunidade e Paróquia de Castro Daire.

Continuando, referiu que celebrar os 100 anos da Ir. Cristina é dar graças a Deus pelo seu SIM. Por O amar muito, entregou-se de coração aos irmãos… e continua a levar a Boa Nova, porque ainda não se reformou. Antes pela catequese, atendimento, visita a doentes, presença na Igreja, disponível para servir e carinho à Congregação… os mais jovens não pensem que é desperdício, uma seca porque nos entregamos ao próximo. É para fazer o bem, ir onde ninguém quer ir, tornar Jesus mais conhecido e mais amado. O momento é para dar graças, para que o Senhor ampare a Ir. Cristina e que Deus suscite alguém para a substituir na sua missão evangelizadora.

De facto a vida da Ir. Cristina é um hino de louvor e ação de graças que manifesta que “nada se poder comparar à alegria de ser toda de Deus”. Esta fidelidade ativa e dinâmica da Ir. Cristina é um desafio aos mais novos para não terem medo de, tal como ela, fazerem de Jesus Cristo o centro da sua vida.

Apesar da sua fragilidade pudemos, neste dia, desfrutar da sua companhia e testemunho de alegria, sabedoria de vida, bom humor, bons conselhos, versos e quadras, sobretudo à noite após um tempo de descanso.

Deixamos aqui o nosso agradecimento especial ao Pe. Carlos Caria, ao Coro, Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire (Leonel Marques Ferreira), à Banda Filarmónica, Escuteiros e demais elementos que representam a Paróquia e a Vila de Castro Daire, bem como a todas as pessoas anónimas que contribuíram para este evento.

Concluindo: ao povo de Castro Daire e às suas Instituições a nossa gratidão pelo carinho com que sempre trataram as Irmãs e por toda esta manifestação de amizade.

Ir. Clarinda Gaspar, in Voz de Lamego, ano 87/25, n.º 4410, 2 de maio de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: