Início > ASEL, Eventos, Igreja, Notícias > ASEL: Encontro Nacional 2017

ASEL: Encontro Nacional 2017

Decorreu no sábado, dia 29 de abril, o encontro anual dos membros da Associação de Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego. Neste ano, tal como previsto e amplamente divulgado, os antigos seminaristas reuniram no Seminário Menor de Resende.

O acolhimento dos aselistas, sempre assinalado pela alegria do reencontro e pela emoção dos que vinham pela primeira vez, marcou o início do dia.

Este 33.º encontro nacional – afinal, a ASEL já tem trinta e três anos! – prosseguiu com a assembleia-geral estatutária, onde se fez a apresentação da atividade da associação e das contas de gerência, aprovadas e objeto de voto de louvor.

Fez-se notar que o próximo ano será momento de eleições, para o que se esperam candidatos que levem cada vez mais alto os propósitos da associação. É notório que as dificuldades na mobilização se fazem sentir, dado que muitos ex-seminaristas, mesmo que saibam, porque recebem as comunicações da ASEL, das nossas atividades, não se mobilizam como gostaríamos, o que, aliado à distância, a um certo desprendimento e a uma atitude de «laisser faire, laisser passer», nos deixa com um certo sabor amargo, notório neste ano, em que as inscrições e a participação estiveram aquém das nossas expectativas.

Relevou-se o facto de a ASEL ter vindo a apoiar a edição e a venda de livros elaborados e publicados por aselistas, tendo sido salientado o facto de a colectânea “Estrela Polar” constituir, ainda hoje, uma fonte bibliográfica fundamental para se conhecer o pensamento dos jovens durienses, de idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos, nos anos 60 do século XX. Falando de livros, foi, ainda, apresentado o volume “Musica Ficta”, da autoria do aselista J. A. Pereira Pinto, conceituado músico e maestro de Cinfães e autor do nosso hino, aqui transposto, mais uma vez.

Seguiu-se um beberete, momento de partilha e de convívio fraterno, permitindo a recordação de momentos marcantes da passagem pelos seminários diocesanos, para o que fomos gentilmente presenteados com géneros alimentícios pelo hipermercado E. Leclerc de Lamego, a quem agradecemos o apoio nunca negado.

Depois, partimos para o Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, datado do século XII, com a sua belíssima igreja de base românica, modificada no gótico, onde participámos activamente na Santa Missa, celebrada pelo nosso bispo emérito, D. Jacinto Botelho, e concelebrada por cinco sacerdotes, acolitados, em termos corais, pelo nosso presidente da direcção, Luís de Matos, na regência coral, pelo aselista António Regadas, ao órgão, e pela jovem Paula Ferreira, que nos encantou com uma maviosa interpretação vocal da “Ave-Maria” de Gounod, aquando da habitual deposição de um ramo de flores junto de Nossa Senhora, evocando a figura de Maria como a mãe de todos e representante de todas as mães.

O almoço foi excelentemente servido por Carlos Trindade, de Resende, que nos mimoseou com iguarias regionais, acompanhadas pela produção vinícola do aselista José João Pina, decorrendo a tarde em convívio amigável e cúmplice, recordando agradavelmente circunstâncias relevantes da nossa vida de seminaristas.

Foi ainda feita uma homenagem aos aselistas com 50 e 25 anos de inscrição nos seminários, através da entrega de um diploma alusivo.

Mais uma vez informamos que, além do “blogue” que a ASEL dinamiza, há uma página na rede social Facebook, para que a nossa atividade possa chegar mais longe e contribua para um sentimento de proximidade maior entre todos os que passaram pelas nossas casas de formação sacerdotal, tendo em vista também o fomento da inscrição de antigos alunos, pois torna-se imprescindível conseguir o maior envolvimento possível de antigos seminaristas para a dinamização da ASEL.

Pela Direção da ASEL

Paulo Pereira Guedes, Curso de 1974, in Voz de Lamego, ano 87/25, n.º 4410, 2 de maio de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: