Início > Ano Pastoral, Evangelho, Eventos, , Igreja, Liturgia, Oração > Via Sacra – Pendilhe 2017

Via Sacra – Pendilhe 2017

A via-sacra, ou via crúcis (do latim Via Crucis, “caminho da cruz”) é o trajeto que Jesus seguiu, carregando a cruz, desde o Pretório ao Calvário. É um exercício muito usual no tempo da Quaresma que teve origem nas Cruzadas, quando os fiéis de então percorriam, na Terra Santa, a Via Dolorosa – rua pela qual se pensa ter passado Jesus carregando o madeiro. Os cristãos, querendo reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita em Jerusalém, começaram a definir estações ou passos em que poderiam meditar e que assinalavam os pontos marcantes da Paixão de Cristo, chegando eventualmente à estrutura que conhecemos atualmente, de catorze estações.

Na paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Pendilhe, a via-sacra é uma tradição bastante enraizada na vivência anual da Quaresma. Assim, no passado dia 14 de abril, Sexta-Feira Santa, o Grupo Cultural Católico Pendilhense organizou a via-crúcis das celebrações da Semana Santa da aldeia de Pendilhe. Com o tema “Doa a tua vida como Maria aos pés da cruz”, os fiéis da comunidade paroquial puderam seguir, refletir e meditar os passos da Paixão. Assim, nesta caminhada que se estende por cerca de 5km e cujas etapas são assinaladas por cruzes de pedra (antigamente cruzes temporárias de madeira repostas a cada ano), os presentes tiveram a oportunidade de viver mais intensamente o tempo de Quaresma, preparando, assim, o dia de Páscoa.

Esta foi, também, uma das primeiras iniciativas em que o GCCP tomou parte. Este grupo cultural de inspiração católica conta com uma história que remonta a mais de 30 anos, promovendo e tomando parte, desde a sua origem, de diversos eventos, atividades e iniciativas na aldeia de Pendilhe. No entanto, nos últimos anos esteve inativo. Assim, esta via-sacra assinalou, também, um dos primeiros “marcos” de um novo período da história do GCCP, como grupo que procura uma participação ativa na vida da paróquia e da aldeia em geral.

Ilídio M. C. Ferreira

in Voz de Lamego, ano 87/24, n.º 4409, 25 de abril de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: