CAMINHADA QUARESMA-PÁSCOA | 3.º Domingo de Páscoa
As aparições do Ressuscitado continuam a acontecer. Desta vez é aos discípulos que iam a caminho de Emaús, e que entre si discutiam o que tinha acontecido em Jerusalém. A sua viagem e a sua conversa são intercetadas por um estranho, que aparenta desconhecer o que se passou na última festa Páscoa judaica, em Jerusalém.
É ao partir do pão que este ‘estranho’ revela a sua verdadeira identidade. E a partir de tantas revelações do Ressuscitado que os discípulos começam a perder o medo de sair para a rua e anunciar publicamente a sua alegria por Cristo estar de novo vivo, e agora vivo para sempre.
Assim, a proposta para este domingo da Páscoa é que se distribua pão partido, que nos remete para a fração do pão feita por Jesus Cristo e para a Eucaristia.
3.º DOMINGO DA PÁSCOA |
|
Preparação: |
– Comprar pão, ou pedir a alguém que coza, para depois ser partido em pequeninos pedaços e embrulhado em película aderente, ou outro material que o conserve algum tempo;
– Colar em cada pedaço de pão uma das seguintes frases: “Reconheram-n’O ao partir do pão!” ou “E tu? Reconhece-l’O ao partir do pão?” |
Momentos da Eucaristia: |
– Fim da leitura do Evangelho
– Ofertório |
Gesto: |
– Depois da leitura do Evangelho, colocar na cruz a flor com a palavra: PÃO
– No momento do ofertório, distribuir pelas pessoas o pedaço de pão, embrulhado, com a mensagem colada. |
Pe. Diamantino Alvaíde, in Voz de Lamego, ano 87/24, n.º 4409, 25 de abril de 2017