Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Eventos, Igreja, Jesus Cristo, Visitas Pastorais > Visita Pastoral de D. António Couto a Ovadas e a São Cipriano

Visita Pastoral de D. António Couto a Ovadas e a São Cipriano

Decorreu nos dias 31 de Março 01 e 02 de Abril a visita Pastoral às paróquias de São Pelágio de Ovadas e São Cipriano. Nestes três dias o espírito de saudável convivência reinou com agradável surpresa. Sua Ex.cia Rev.ma Sr. D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego transmitiu com muita alegria um sentimento profundo de esperança a todos os que com ele se cruzaram.

Iniciou a visita ao Centro Escolar EB1 E Infantário de São Cipriano, no qual foi recebido apoteoticamente por todos os Professores, educadores de infância, auxiliares de Educação e alunos. Foi uma visita muito agradável e muito frutuosa, tendo em conta o espírito agitado dos meninos e meninas. Mas revelou-se muito importante do ponto de vista pedagógico, pois encontrou um maravilhoso ambiente entre todos.

Seguiu-se uma visita formal a Sede da Junta de freguesia, onde foi recebido pelo Sr. Presidente da Junta e pelo Presidente da Assembleia de freguesia, e obsequiado com uma lembrança sugestiva alusiva à freguesia que assume o titulo de “ALDEIA DA MÚSICA”. Depois desta visita foi tempo de visitar os doentes e acamados que de uma forma muita alegre o receberam. Deu palavras de conforto que ficaram gravadas em todos os que se encontram em situação de fragilidade e mais sozinhos. Acompanhado pelo Pároco aos mais diversos lugares, constatou uma realidade muito difícil de quem vive em lugares de grande afastamento da vida social dos novos tempos. Tendo percorrido os quatro cantos das freguesias de São Cipriano e Ovadas. Terminou este dia com uma belíssima receção na Sede da Junta da União de Freguesias de Ovadas e Panchorra em Assembleia e com uma receção digna de uma oferta, que segundo as palavras do Sr. Bispo lhe fizeram recordar os seus tempos de infância.

No segundo dia de visita pastoral o Sr. Bispo teve a oportunidade de se encontrar com os meninos da Catequese, som os Crismandos e com os agentes de pastoral das duas comunidades, onde pode constatar as realidades muito díspares de paróquias que vivem o drama da desertificação. Momentos muito importantes neste segundo dia para realçarem o carácter permanente de uma vida feita de serviço e disponibilidade, sempre muito presente nas nossas comunidades.  Foi um encontro claramente franco e muito frutuoso, com importantes orientações e propostas para todos os presentes, para o serviço da Igreja e para o trabalho da Evangelização. Terminou este dia com a Celebração da Eucaristia Vespertina em São Cipriano, para os meninos da Catequese, que se encarregaram de a solenizar com muito brio.

O terceiro dia de Visita Pastoral iniciou-se em Ovadas com a receção a Sua Excelência Reverendíssima, junto ao Cruzeiro que está em situação privilegiada antes da Igreja Paroquial. Foi entusiasticamente acolhido por toda a comunidade, e saudade pelo Sr. Presidente da Junta de União de Freguesias de Ovadas e Panchorra, que lhe dirigiu palavras de afeto pela visita a Comunidade de Ovadas. Seguiu-se a procissão para a Igreja com os jovens que iam receber o crisma num total de sete. Tendo beijado a Cruz Paroquial a entrada da igreja, seguiram as respetivas cerimónias. A celebração da Eucaristia foi abrilhantada pelo grupo coral da Paróquia.

No final da cerimónia eucarística, em nome da comunidade paroquial o pároco dirigiu algumas palavras de saudação e de agradecimento, pela tão nobre visita do nosso Pastor.

Da parte de tarde realizou-se a celebração da Eucaristia em São Cipriano. Foi recebido apoteoticamente no cruzamento de Louredo que dá acesso a Igreja paroquial pelas duas Bandas “A VELHA” e “A NOVA” da paróquia. A Banda Velha fez a receção com uma maravilhosa marcha, seguindo de seguida umas palavras de boas vindas por parte do Sr. Presidente da junta que fez questão de realçar que esta freguesia é a “Aldeia da Música” e que por isso se respira um perfume de música. De seguida dirigiu-se para a Igreja acompanhado  pela Banda de música “A Nova” até a porta da Igreja. Seguiu-se a celebração da Eucaristia com a administração do sacramento do crisma a 25 jovens da paróquia a quem desafiou a viverem o perfume da unção. No final da Eucaristia o pároco dirigiu algumas palavras ao Sr. Bispo em nome da comunidade manifestando grande alegria pela visita pastoral. Animou a celebração eucarística a Banda “A VELHA”. Com a presença de Sua Excelência Reverendíssima entre nós estes três dias foi possível ver a alegria que irradiava dos olhos e dos corações de todos os cristãos das duas comunidades. Muito obrigado pela presença amiga e por toda a alegria manifestada.

Pe. Abel Costa, in Voz de Lamego, ano 87/21, n.º 4406, 4 de abril de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: