Início > D. António Couto, Igreja, Jesus Cristo, Notícias, Visitas Pastorais > Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Moura Morta

Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Moura Morta

Foi com muita alegria e contentamento que a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação de Moura Morta recebeu o Sr. D. António Couto- o nosso Pastor. Esta visita decorreu de 3/3/2017 a 5/3/2017. Foram dias de alegria e jubilo para as gentes da nossa terra.

No primeiro dia deveria ter sido iniciada a Visita Pastoral à nossa Paróquia, contudo, esta não se realizou, devido a condições climatéricas adversas, mais concretamente queda de neve.

Após este contratempo ultrapassado, no segundo dia da visita tudo decorreu com normalidade. Pelas quinze horas e trinta minutos o Sr. Bispo reuniu com os oito jovens, que no dia seguinte iriam receber o Santo Crisma, tendo dialogado com eles e transmitindo-lhes o verdadeiro sentido da fé, apelando para que nunca percam a esperança, perante os obstáculos que irão aparecer ao longo das suas vidas. Pelas dezasseis horas e trinta minutos, o Sr. D. António Couto acompanhado pelo Pároco Valentim Fonseca, deslocaram-se à Comunidade do Vilar, onde reuniram com os habitantes desta aldeia, acalentando-os com palavras reconfortantes de encorajamento no anúncio do Evangelho de Jesus Cristo. Nesta comunidade, visitou ainda os doentes, fazendo-se mais próximo das suas dores e aflições tendo administrado aos mesmos o Sacramento da Santa Unção, como carícia de Deus para os que, debilitados na sua saúde se encontram em casa. Mais tarde o Sr. Bispo em conjunto com o Pároco, celebraram a Missa Vespertina para os habitantes desta pequena comunidade, tendo os mesmos ficado muito agradecidos, por verem a sua Missa celebrada, por tão ilustre figura da nossa Diocese de Lamego. Terminou esta visita com um Lanche Partilha.

No terceiro e último dia, mais uma vez, as condições climatéricas vieram alterar os planos para a receção do Sr. D. António Couto, contudo, a mesma foi feita na entrada da pequena igreja. A Eucaristia iniciou-se com a administração do Santo Crisma. O Sr. Bispo pediu aos crismados e a todo o povo de Deus, um testemunho de vida enraizada na luz verdadeira que é Cristo e que este deve ser Luz para todas as Nações e para todos os cristãos. No final da Eucaristia, o Sr. Bispo agradeceu a gentileza das pessoas da aldeia, proferindo umas breves palavras, que se resumiram num “obrigado” a toda a comunidade e a todas as pessoas envolvidas na preparação da Visita Pastoral.

No final da Eucaristia, houve um almoço convívio aberto a toda a comunidade.

A Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação de Moura Morta ficará eternamente grata pela visita do Sr. D. António Rocha Couto, que em nome de Jesus visitou o seu povo.

Que Maria Santíssima e Nossa Senhora da Apresentação, Padroeira desta Paróquia o ilumine e guie no seu múnus de Pastor da nossa Diocese de Lamego.

A Paróquia de Moura Morta, agradecida e enternecida pelas palavras reconfortantes e encorajadoras proferidas, ao longo destes dias.

Bem haja!

Anabela Ribeiro, in Voz de Lamego, ano 87/17, n.º 4402, 7 de março de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: