Início > Evangelho, Eventos, Formação > RETIRO AGENTES PASTORAIS – 4 de março de 2017

RETIRO AGENTES PASTORAIS – 4 de março de 2017

Tal como previsto no Plano Pastoral da nossa diocese para o corrente ano, teve lugar, no dia 4 de Março último, o Retiro para Agentes Pastorais que se efetivou no Seminário Maior de Lamego, com a presença de 50 pessoas que ali se deslocaram de vários arciprestados.

Embora se titulasse como sendo apenas para Agentes Pastorais era, contudo, aberto a todas as pessoas que o desejassem fazer.

A responsabilidade esteve a cargo do Senhor Cónego José Melo e Senhor Padre Diamantino, coordenadores da Pastoral Diocesana, tendo havida a preciosa colaboração do Senhor Padre João Carlos, Pró-Vigário Geral.

A Oração da manhã com a recitação de Laudes, no início do dia, com a beleza de Orações, Cânticos e Salmos, sabiamente escolhidos e preparados, provocou o enquadramento apropriado para uma reflexão e interiorização da Palavra de Deus, a que se seguiu a meditação.

Com a exposição do Santíssimo Sacramento, que a seguir teve lugar, houve oportunidade para o Oração coletiva e individual. Tivemos o ensejo de ouvir um diálogo de uma alma com Deus, lido por um dos presentes. Esta alma, a nossa alma, apresentava a Deus as sua preocupações, as suas dúvidas, os seus defeitos, as suas infidelidades, enfim, a sua pequenez. As respostas do nosso Deus único apaziguam o nosso espírito, misericordeiam todo o nosso viver, apaziguam as nossas vidas e dão-nos a calma profunda para chegarmos à sua Paz plena.

Ainda durante a adoração ao Santíssimo, vários sacerdotes administraram o Sacramento da Reconciliação a todos os que o desejaram.

Da parte de tarde, uma exposição sobre a demografia na diocese com dados concretos até 2015 foi o tema central, a que seguiu um debate sobre evangelização, num quadro de uma população envelhecida.

Foi um dia cheio. Um dia pleno de interioridade individual da parte da manhã, um recarregar de baterias. Da parte de tarde, foi a provocação à evangelização, ao encontro do outro.

Ficaria incompleta esta simples exposição, se não se referisse um ponto específico da meditação que o Senhor Padre João Carlos, grande conhecedor da patrologia, fez, referindo alguns aspetos menos conhecidos da vida do Papa Pio XII, durante a 2º guerra mundial, em que  teve uma atuação junto às vítimas do nazismo, acolhendo-as e chegando ao ponto de sair do Vaticano para as auxiliar após os bombardeamentos.

A pérola que foi este retiro teve um senão – poucas presenças para uma dádiva tão grande de Deus.

Devemos agradecer a Deus, em primeiro lugar, mas não se pode deixar de dar uma palavrinha de reconhecido labor aos três sacerdotes organizadores, acima referidos, bem como à colaboração do Senhor Reitor do Seminário, Senhor Padre Joaquim Dionísio que nos acolheu com uma simpatia que lhe é tão peculiar, admoestando-nos para a necessidade da formação religiosa e dos passos que se estão a dar neste sentido.

Neste tempo, em que tudo se critica e se diz mal de tudo e de todos, não é despiciendo notar que acontecimentos como este e outros que acontecem um pouco por toda a diocese de cariz diferente, não sejam divulgados como deveria ser.

José Luís Morais, in Voz de Lamego, ano 87/17, n.º 4402, 7 de março de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: